Na calada da noite, a mancha na parede do quarto ganha três olhos, braços e uma língua solta para lançar desaforos a uma garotinha assustada. Do mundo dos mortos, o hamster de estimação ressurge como um zumbi para assustar seus ainda saudosos pequenos donos. Essas e outras criaturas medonhas serão alvos do time de caçadores de fantasmas que protagoniza o seriado brasileiro Ernesto, o Exterminador de Seres Monstruosos (E Outras Porcarias), que a TV Brasil estreia nesta segunda-feira, às 12h, com reprise às 16h – a TVE do Rio Grande do Sul exibe no horário das 12h. Exibições de segunda a sexta.
Com direção do cineasta gaúcho Gustavo Spolidoro, a atração voltada a crianças de seis a 12 anos adapta o livro homônimo lançado em 2006 pelo escritor uruguaio Roy Berocay. A realização é da produtora carioca 3 Tabela Filmes, responsável pelos roteiros de programas como Gaby Estrella (Gloob), indicada ao Emmy Kids Awards, e Os Juacas (Disney XD).
Mister Brau": além do humor, série toca em temas necessários
Dirigido pelo brasileiro Fernando Coimbra, "Castelo de Areia" estreia na Netflix
Um dos nomes referenciais da geração de realizadores que despontou nos anos 2000 no Estado, Spolidoro cumpriu uma premiada trajetória no curta-metragem e estreou em longa com o ousado Ainda Orangotangos (2007), rodado em um único plano-sequência pelas ruas de Porto Alegre. Em seus projetos seguintes, manteve a pegada autoral, como no documentário Morro do Céu (2009) e no projeto experimental Errante (2016.) Ele já havia trabalhado com a 3 Tabela como um dos cinco diretores do longa documental 5 x Chico – O Velho e Sua Gente, sobre o Rio São Francisco.
– A Izabella Faya, sócia da produtora e roteirista da série, me apresentou o livro. – diz Spolidoro. – Eu estava com a minha filha, Aimée, e passamos os dias lendo e viajando nas histórias malucas criadas pelo Roy Berocay. Eu disse que queria fazer algo para e com crianças. Um tempo depois, veio o convite. Desde o nascimento da Aimée, tenho pensado cada vez mais em fazer coisas para crianças. Elas dão um retorno muito mais verdadeiro e espontâneo do que os adultos.
Com 13 episódios de 26 minutos, a nova série destaca como protagonista Ernesto (Augusto Madeira), exterminador de criaturas monstruosas amargurado com a baixa nos negócios. Acredita ele que as crianças de hoje não temem mais as assombrações, como aquela que vivia embaixo de sua cama e lhe atormentou na infância. Até que um dia Ernesto decidiu encarar e domesticar o diabólico Rigoberto (Sergio Medeiros), agora seu ajudante na missão de caçar outros seres do além, junto com Martina (Priscila Assum), melhor amiga de Ernesto, e um novo integrante que chega para reforçar o time, Bartolomeu.
Sobrinho de Ernesto, Bartolomeu logo traga de propagandear os serviços dos caça-fantasmas nas redes sociais. E o plano dá certo. Na primeira missão, Ernesto enfrenta o Obscurus Valenton, monstrinho desaforado que apavora a pequena Tati (Carol Murai) no escuro. O saldo da aventura é reforçar a autoestima das crianças e estimulá-las a enfrentar também medos do mundo real , como perdas afetivas e hostilidades na escola.
Ernesto... tem sua música-tema interpretada por Roberto Frejat. Sidney Magal canta a música do personagem Rigoberto. Ao longo dos episódios, a série contará com participações de atores como Selma Lopes, dubladora de Marge em Os Simpsons, Marcos Breda, César Troncoso, Rafael Sieg e a cantora e atriz Simone Mazzer.
Spolidoro fez primeiras sessões da série para a filha de 10 anos e seus colegas de quarta série no Colégio Rosário:
– Eles estavam justamente realizando um trabalho em que as crianças inventavam monstros. Dois episódios foram exibidos na sala de aula, e adoraram.. Todo o dia vinha um querendo saber quando estrearia, comentando sobre as cenas.
O diretor está envolvido com outras duas séries infantojuvenis, ambas produzidas pela GusGus Cinema e pela Grande Plano Geral, da qual é sócio com o roteirista Gibran Dipp e a produtora Pâmela Hauber: A Velha História do meu Amigo Novo, sobre crianças que conhecem outras crianças de universos diferentes, e Formigas, que combina situações documentais e fantásticas. Para Spolidoro, a pouca atenção que o cinema nacional tem dado a esse segmento contribui para canalizar a produção na TV.
– Temos mais séries do que longas infantis no Brasil. Os programas da Ancine, via Fundo Setorial do Audiovisual, para incentivar esse tipo de produção tem dado certo, e nossas séries têm feito bastante sucesso. Se formos analisar a questão dos longas, uma grande parcela dos filmes que sustentam a indústria audiovisual estrangeira é formada por filmes infantis. Talvez seja um próximo passo para o desenvolvimento do audiovisual no Brasil.
Os personagens
Ernesto (Augusto Madeira)
Atormentado por monstros quando criança, decidiu ser caçador de criaturas medonhas. Adora pizza e rock pesado.
Bartolomeu (Matheus Costa)
Jovem sobrinho que vai morar com Ernesto e se torna seu assistente. Mostra ter tino empresarial ao convencer o tio a divulgar o serviço nas redes sociais.
Rigoberto (Sergio Medeiros)
Monstro que assustava Ernesto na infância e se tornou seu consultor em assuntos do além.
Martina (Priscila Assum)
Professora de ioga e faixa preta de karatê, mantém a harmonia na equipe.