Para entender ainda mais o público infantil, o canal pago Gloob (que tem como uma de suas atrações a animação Alvinnn e os Esquilos, na foto acima) investiu em uma pesquisa sobre o comportamento dos nascidos a partir de 2010. Como resultado, o estudo Geração Alpha – Um mindset em construção aponta que as crianças estão cada vez mais geeks, focam mais cedo em games, em histórias em quadrinhos e em youtubers/influenciadores e se afeiçoam a um personagem, que não precisa ser necessariamente de um produto de entretenimento. Participaram da amostragem do levantamento 510 pais e crianças entre seis a nove anos, de classes A, B e C com acesso à TV paga.
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Outras características apontadas pelo Dossiê Gloob, feito em parceria com a empresa de pesquisa Play Conteúdo Inteligente, definem que a geração Alpha é também exibicionista, criadora de conteúdo e busca experiências imersivas e interativas.
Além disso, algumas mudanças comportamentais importantes estão presentes nessas novas crianças. Entre os destaques, o levantamento apontou:
- empoderamento das meninas;
- versatilidade dos meninos;
-flexibilidade de gênero;
- reconhecimento dos pais e das mães como os ídolos das crianças, e não mais os famosos;
- maior conexão da figura paterna com os filhos;
- identificação com personagens mais relacionada às atitudes do que à beleza estética;
Ou seja, quem trabalha para esse público precisa apostar em produtos sem distinção de gênero e com foco na ação e no storytelling. Além disso, experiência e conteúdo são reis, enquanto o visual passou a ser coadjuvante. Que futuro teremos com essa nova geração!
NAZARÉ VAI VOLTAR
Senhora do destino é a novela escolhida pela Globo para substituir Cheias de charme na faixa Vale a pena ver de novo. A trama de Aguinaldo Silva, exibida em 2004 e já reprisada em 2009, tinha como protagonistas Susana Vieira, como Maria do Carmo, e Renata Sorrah, como a vilã Nazaré.
MELHOR DA SEMANA
A entrada da Netflix na produção audiovisual brasileira é uma das grandes notícias do ano. Sem opinar ainda se a série 3% é boa ou não, o importante agora é atentar para esse novo espaço que produtores e público terão para acompanhar conteúdos feitos no país. Isso certamente vai contribuir para o mercado e a qualidade dos programas.
PIOR DA SEMANA
Com certo atraso, preciso falar sobre a ideia estapafúrdia de Silvio Santos de colocar um garoto de 18 anos para apresentar o telejornal da manhã Primeiro Impacto. Dudu Camargo lembra muito os antigos apresentadores da atração infanto-juvenil TV Cruj, ou seja, parece brincadeira. Qual a necessidade disso?