Diretor brasileiro com projeção internacional, José Padilha é conhecido por seus trabalhos no cinema e na televisão, como o os filmes Tropa de Elite1 e 2 e da série Narcos. Para ele, a telinha vem oferecendo possibilidades criativas maiores que a telona.
Em entrevista para a revista Variety, o cineasta afirmou que "a boa televisão tornou mais interessante do que o bom cinema". Segundo ele, "os filmes estão se repetindo" com "um monte de super-heróis e de efeitos visuais".
Leia mais:
Série de comédia "Superstore" estreia na Warner nesta segunda
Nona temporada de "The Big Bang Theory" chega ao fim
Globo divulga cenas inéditas da série "Supermax"
Já as séries de TV estariam alcançando qualidade superior. O que faria a diferença entre os meios é o modelo de negócios. "É tudo uma questão de negócios", disse ele, explicando que "no cinema, o filme precisa arrecadar o que foi investido, o que leva os executivos a serem mais conservadores em relação ao conteúdo da trama, por terem medo". Enquanto isso, "na Netflix, a renda não se baseia na comercialização de uma série, mas nos assinantes (da plataforma)".
"O modelo de streaming permite que sejamos mais ousados, podemos pegar mais pesado, podemos ser mais livres e francos", comemorou Padilha.