O décimo episódio da oitava temporada do Tua Voz, Santa Maria, teve como entrevistado Matheus Goggia, Peão Farroupilha Rio Grande do Sul. Ele trouxe pela primeira vez o título principal do Entrevero Cultural de Peões para o coração do Estado.
Natural de Santana do Livramento, Matheus conta que cresceu nos CTGs com os avós e, depois, com os pais na reabertura do DTG Lenço Branco. Foi em família que ele cultivou o amor às tradições.
O Peão veio para o centro do Estado para estudar. Formado em nutrição e Mestre em Ciências da Saúde e da Vida, Matheus cursa agora psicologia, e conta como foi importante o preparo mental – tanto de profissionais como de uma rede de amigos para estar pronto para a competição, conquistada em abril deste ano.
Agora, ele vê como uma missão representar a tradição gaúcha. Matheus conta que é sente o desafio nas diferentes agendas que cumpre, e que também percebe que, com os novos compromissos, acabou tendo menos tempo para as demandas locais da 13º Região Tradicionalista. Mas afirma que, sempre que possível, participa das diferentes atividades.
Para o futuro, ele diz que agora é pensar no Entrevero de 2025, que é de sua responsabilidade viabilizar. Depois disso, quando “passar o bastão”, afirma que seguirá no Movimento Tradicionalista Gaúcho - como diretor de departamento, coordenador ou até Presidente do MTG.
A entrevista contou também com o repórter da RBS TV Maurício Rebellato. Ela foi gravada diretamente do Acampamento Farroupilha de Santa Maria.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" chega a sua oitava temporada. Agora são 84 episódios, em que o foco é conversar com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria permeia, sempre, os nossos debates. O podcast tem como propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falar sobre assuntos relacionados a cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletem sobre as crenças e perspectivas para o município, discutem as principais dificuldades e soluções ou debatem pautas factuais que estejam preponderando no município.