Renascer entra em sua última semana, e tudo se encaminha para que os desfechos sejam, em sua maioria, semelhantes aos da novela de 1993. Para deleite do público, a trama apresentou uma fotografia belíssima, cenas impactantes e muitos talentos reunidos. Em meio a atores veteranos – alguns que se fizeram presentes também na versão original, como Marcos Palmeira e Jackson Antunes – artistas com pouca ou nenhuma experiência no horário nobre impressionaram com atuações que ficaram marcadas na memória e no coração dos telespectadores.
Confira 10 nomes que roubaram a cena na história de Bruno Luperi.
Belize Pombal
Se eu tivesse que escolher apenas um nome do elenco de Renascer, destacaria a maravilhosa Belize Pombal. Na primeira fase, a atriz interpretou Quitéria, mãe de Maria Santa (Duda Santos), e em poucos capítulos fez todo mundo se emocionar do lado de cá da telinha. Vale a pena conferir mais dessa grande artista na série Justiça 2, disponível no Globoplay.
Duda Santos
A atriz de 23 anos se destacou como a adolescente Isa de Travessia (2022), mas foi como Maria Santa, em Renascer, que ganhou o merecido destaque. O sucesso foi tanto que o público lamentou a morte da personagem. Mas Santinha não se despediu da trama, já que seu espírito apareceu várias vezes em momentos cruciais da história. Sua última aparição deve ser no capítulo final, quando for buscar seu amado José Inocêncio (Marcos Palmeira). Duda agradou tanto que vai emendar outro trabalho, como protagonista de Garota do Momento, próxima novela das seis.
Evaldo Macarrão
Cria de Salvador, Evaldo foi Jupará na primeira fase, um personagem que chegava a ser um "alívio cômico" para as cenas de tensão dos capítulos iniciais. Seguindo a versão original, o personagem morre na passagem de fase, mas o ator ficou pouco tempo longe da telinha. Ele está no ar como o divertido Tôim Feitosa, em No Rancho Fundo.
Gabriela Medeiros
Uma das principais mudanças entre a primeira versão e o remake de Renascer foi a personagem Buba. Intersexo há 31 anos (antigamente chamada de hermafrodita), agora ela é uma mulher trans. Gabriela chegou a ser criticada por sua atuação mais contida, mas aos poucos Buba conquistou o público e ganhou um final digno de conto de fadas. Ponto para a representatividade e diversidade mostradas em cena.
Lívia Silva
Com apenas 18 anos, a novata encarou o desafio de ser a complexa Teca em Renascer. A jovem atriz soube mesclar as nuances da personagem, da rebeldia nas primeiras cenas, passando pela farsa do suposto neto de José Inocêncio, até terminar a trama como uma ponte entre o mundo espiritual e o real, em cenas de impacto que ela tem tirado de letra. Nos bastidores, divertiu com seus vídeos de descontração ao lado dos colegas de elenco.
Samantha Jones
A decisão certeira do autor de transformar Zinho em Zinha alavancou a carreira de Samantha, que já havia se destacado em Um Lugar ao Sol (2021) e Todas as Flores (2022). Zinha não foi só o ombro amigo de João Pedro (Juan Paiva), ela teve suas próximas questões, paixões e conflitos. Na reta final, descobriu o amor com Lilith (Lucy Alves), conquistando de vez o coração do público.
Edvana Carvalho
Ela ficou na trama do primeiro ao último capítulo, mas fez de Inácia uma personagem de muitos contornos. De poucas palavras na primeira fase, ao assumir a versão mais madura em cena, ocupou todos os espaços. Da voz aos trejeitos, Edvana imprimiu as mudanças de Inácia com maestria, e foi responsável por grandes cenas, principalmente ao professar a religião de matriz africana.
Elogiadíssima por sua atuação na série Cangaço Novo, do Prime Vídeo, Alice ficou conhecida do grande público em Renascer como a sofrida Joana, esposa de Tião Galinha (Irandhir Santos). Mesmo em cenas de poucas falas, a atriz passava a emoção só pelo olhar, impressionando quem a assistia. Mal encerrou sua participação na novela, ela começou a gravar a segunda temporada da produção no streaming.
Xamã
Um cantor que atua ou um ator que canta? Um pouco dos dois, afinal, Xamã vem se dedicando às telas tanto quanto aos palcos. Como o matador com pinta de galã na novela das nove, ele ganhou destaque e movimentou também sua vida amorosa. Depois de se envolver com Mell Muzzillo, a Ritinha, assumiu o namoro com Sophie Charlotte, intérprete de Eliana.
Mell Muzzillo
Sorriso brejeiro, pele morena, cabelo nas ventas... A beleza da intérprete de Ritinha chamou a atenção, virando a cabeça de muitos homens na trama. Mell mostrou seu talento e, aos 19 anos, desponta como uma das grandes apostas dessa geração.