Centenas de pessoas formaram filas em Bristol, na Inglaterra, para adquirir o mais recente trabalho do artista de rua Banksy. Trata-se de uma camiseta criada por ele para ajudar os quatro réus indiciados por derrubarem uma estátua do escravocrata Edward Colston, que fez fortuna transportando africanos escravizados em navios baseados na cidade inglesa.
Manifestantes antirracismo derrubaram o monumento no porto de Bristol em junho de 2020, durante protestos globais motivados pelo assassinato do negro norte-americano George Floyd. Quatro pessoas foram indiciadas por dano criminal pela queda da estátua e irão a julgamento na semana que vem.
Banksy, cuja identidade verdadeira é mantida em sigilo, divulgou nas redes sociais a criação da camiseta em prol dos réus. A peça cinza conta com a palavra Bristol escrita acima do plinto vazio em que a estátua do mercador de escravos figurava, com uma corda pendurada e detritos espalhados à volta.
"Eu fiz algumas camisetas de souvenir para marcar a ocasião", escreveu o artista em rede social na sexta-feira (10). "Disponível em vários outlets na cidade a partir de amanhã. Todos os rendimentos irão para os réus, assim eles podem ir tomar uma cerveja".
Segundo o artista, as camisetas custam 25 libras (cerca de R$ 186, na cotação atual) e estão limitadas a uma unidade por cliente.