Último dia de FestiPoa Literária
O último dia da FestiPoa Literária 2021 terá uma programação cheia. Às 18h, o autor de Torto Arado, Itamar Vieira Junior, junta-se à escritora Micheliny Verunschk, autora de Nossa Teresa - Vida e Morte de uma Santa Suicida, no bate-papo “Escrever é voltar para casa”, sob mediação de Reginaldo Pujol Filho.
Às 20h, Allan da Rosa e Eliane Potiguara falam sobre o tema “Escrita, leitura e educação”, em uma mesa mediada por Carolina Neves. Às 21h20min, Clarice Müller encerra a edição com o lançamento de seu livro Somos Todos Caim em uma live com participação de Pujol Filho. As atrações podem ser conferidas gratuitamente pelo canal do festival no YouTube.
Perseguição nos campos americanos
Um dos destaques do mês na Amazon Prime Video, The Underground Railroad foi lançado neste fim de semana. O seriado assinado por Barry Jenkins (vencedor do Oscar por Moonlight: Sob a Luz do Luar) narra a busca por liberdade da escrava Cora Randall (Thuso Mbedu) no sul dos Estados Unidos, antes da Guerra Civil. Depois de fugir de uma fazenda, Cora passa a viver em um agrupamento responsável por construir estradas de ferro subterrâneas. Ao mesmo tempo, ela é perseguida por Arnold Ridgeway (Joel Edgerton), um caçador de recompensas que tem a fixação de levá-la de volta à plantação de que escapou.
Investigadores mirins
A 15ª temporada de D.P.A. - Detetives do Prédio Azul estreia hoje no canal pago Gloob, às 19h, repleta de expectativa. O veterano Max (Samuel Minervino) recebe dois novos colegas para investigar os mistérios do edifício azul: Flor (Nathália Costa) e Zeca (Stéfano Agostini). As trapalhadas da feiticeira Berenice seguem causando confusão para o trio na nova fase, que também terá as participações especiais de Mateus Solano e o Garibaldo, da Vila Sésamo.
Prêmio Minuano de Literatura
Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Minuano de Literatura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Instituto de Letras da UFRGS. Neste ano, o evento terá como patrono o escritor Dilan Camargo.
Podem participar autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no Estado. As obras devem ter sido publicadas em 2020 e podem concorrer nas categorias infantil, juvenil, poesia, conto, crônica e ficção. As inscrições ocorrem até 12 de julho pelo site ielrs.blogspot.com.