Reza a lenda que quando os gregos derrotaram os persas, um soldado correu por 42 quilômetros do campo de batalha até Atenas apenas para entregar as boas novas. Ele morreu de exaustão, mas nasceu ali a mais tradicional prova do atletismo: a maratona.
Cerca de 2,5 mil anos mais tarde, é possível fazer uma maratona do sofá de casa. Bem mais confortáveis do que a jornada de Fidípides, elas ainda podem honrar o mundo do esporte e figuras tão impressionantes quanto o corredor grego.
No clima dos Jogos Olímpicos de Tóquio e das comemorações dos 10 anos do Globo Esporte RS, da RBS TV, confira a seguir uma seleção filmes e séries que contam a história real de atletas, disponíveis para streaming.
Pelé
Rei só tem um, mas produções sobre ele existem aos montes. Duas opções são os documentários Pelé, A Origem (2019), de Luiz Felipe Moura, atualmente disponível no Amazon Prime Video, que retorna à juventude do craque; e Pelé (2021) de David Tryhorn e Ben Nicholas, sobre a trajetória completa do jogador, disponível na Netflix.
Gabriel Medina
Para quem prefere as ondas, é possível conferir a rotina do campeão mundial de surfe Gabriel Medina em Mundo Medina. O programa, com duas temporadas disponíveis no Globoplay, registra desde as preparações e treinos do atleta até seu dia a dia com a família, amigos e em viagens de férias, onde explora diferentes partes do planeta.
Jesse Owens
O longa Raça (2016), atualmente disponível para locação no YouTube Movies, dramatiza a trajetória do velocista negro Jesse Owens (1913-1980). O atleta é lembrado por ter desafiado Hitler ao conquistar quatro medalhas nas Olimpíadas de 1936, realizadas na Alemanha, quando o líder nazista esperava provar a suposta "superioridade ariana".
Tonya Harding
Filme de Craig Gillespie, com Margot Robbie, Eu, Tonya (2017) é inspirado na história real da ex-patinadora no gelo Tonya Harding. Nos anos 1990, ela ficou conhecida após seu marido e dois ladrões quebrarem a perna de uma de suas concorrentes para competir na equipe dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. No catálogo do Now Online.
Muhammad Ali
A cinebiografia Ali (2001), presente no catálogo do Amazon Prime Video, traz Will Smith no papel do ídolo do boxe Muhammad Ali. Embora o filme de Michael Mann não tenha sido considerado por todos como digno da vida do célebre pugilista, os elogios para a performance de Smith foram um consenso. Ele chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator pelo trabalho.
Niki Lauda e James Hunt
Rush: No Limite da Emoção (2013), disponível no Amazon Prime Video, traz para a tela a rivalidade profissional e pessoal entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt, que marcaram os anos dourados da Fórmula-1. Com direção de Ron Howard, a produção tem Daniel Brühl (Niki) e Chris Hemsworth (Hunt) como os protagonistas.
Ayrton Senna
O piloto brasileiro Ayrton Senna, três vezes campeão mundial de F-1 e vencedor de 41 corridas, também tem espaço com o documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão, disponível no Telecine Play. A produção de Asif Kapadi mostra os bastidores da carreira do grande ídolo nacional, desde sua ascensão no esporte até a polêmica rixa com o piloto francês Alain Prost.