A chuva forte que atingiu Porto Alegre nesta sexta-feira (28) invadiu o Museu Julio de Castilhos, no Centro Histórico, que precisou fechar as suas portas mais cedo. A causa do problema, de acordo com a diretora do local, Doris Couto, foi o apodrecimento da estrutura que sustenta o telhado da casa anexa ao centro cultural, o que gerou um afundamento da calha, levando a água a se infiltrar para dentro da sala Memória e Resistência.
Prestadores de serviço foram acionados para avaliar a situação. Assim que a chuva cessar, um orçamento deve ser feito e o restauro para conter a água será realizado em seguida. Porém, Doris ressalta que o tempo limpo é essencial, uma vez que as telhas precisarão ser removidas e, também, para garantir a segurança dos trabalhadores.
— Estamos fazendo constantes manutenções nas duas casas, tanto na Julio de Castilhos quanto na anexa, justamente para prevenir esses problemas. Mas uma madeira no meio do telhado nos pegou de surpresa. Era algo que a gente não tinha uma avaliação — relata a diretora do museu.
O museu terá de permanecer fechado neste sábado (29). Na segunda-feira (31), uma avaliação será feita pela equipe responsável para determinar se o espaço será reaberto apenas com a casa mais antiga, de número 1.231, ou se isolando apenas a sala Memória e Resistência será possível reabrir também a casa anexa, número 1.205 da Rua Duque de Caxias.
— Estamos na reta final de aprovação pela Caixa Econômica Federal para restaurar as duas casas do museu, com fundo do Executivo. Haverá substituição de todo o madeiramento do telhado e das telhas. Assim, resolve-se de modo mais duradouro estes problemas no futuro — conta Doris.
Desde a sua reabertura, no começo do mês, o Museu Julio de Castilhos, o mais antigo do Rio Grande do Sul, de acordo com a sua diretora, vem recebendo entre 10 e 12 pessoas por dia, geralmente, de fora de Porto Alegre e do Estado. O local fica aberto das 10h às 17h, seguindo os protocolos de segurança definidos pelos órgãos de saúde para conter a covid-19.
Uma publicação nas redes sociais da instituição mostrou o dano causado pela chuva nesta sexta. Veja a seguir: