O youtuber Felipe Neto estrelou um vídeo publicado na área de opinião do site do jornal The New York Times nesta quarta-feira (15). Ao longo de pouco mais de seis minutos e em inglês, ele critica o presidente Jair Bolsonaro, quem considera o pior político no mundo na gestão da crise causada pelo coronavírus, fazendo comparações com Donald Trump.
No texto de apresentação do vídeo, o New York Times diz que Felipe Neto "geralmente gosta de entreter seus 38 milhões de seguidores no YouTube com críticas cômicas à cultura pop. Mas, à medida que o número de mortos (por covid-19) aumenta, ele se torna mais franco. E a mensagem dele não é voltada apenas para brasileiros, mas também para americanos”.
— Desde o início da crise, ele não parou de sair, encorajando os outros a fazerem o mesmo — afirmou Neto no vídeo, citando o histórico de idas a manifestações sem máscara e o passeio de jet ski realizado pelo presidente enquanto o número de mortes por covid-19 no país cresciam.
O youtuber também diz que, assim como Trump, Bolsonaro acredita em uma cura milagrosa para a doença.
— Os dois são obcecados por um remédio que não tem eficácia comprovada — disse, ao se referir à cloroquina.
Na sequência, ele fala que Bolsonaro tentou forçar autoridades a prescrever a cloroquina para pacientes com covid-19 e autorizou o uso de um laboratório do Exército para produzir o medicamento. Citou ainda as demissões de Henrique Mandetta e Nelson Teich do Ministério da Saúde e uma série de declarações do presidente que não seriam compatíveis com a gravidade da pandemia como "eu não sou coveiro" e "lamento todos os mortos, mas é o destino de todo mundo".
Por fim, Neto considera que a relação entre Trump e Bolsonaro ajudou a popularizar e a legitimar as ações do presidente brasileiro.
— Se você quer saber como ajudar o Brasil, por favor não reeleja Trump. Neste novembro, vote para manter Trump fora da Casa Branca.
Veja o vídeo: