Depois da nova exoneração de Pedro Horta, nesta terça-feira (14), a advogada Andrea Abrão Paes Leme foi nomeada secretária adjunta da Secretaria Especial da Cultura em portaria assinada pelo ministro chefe da Casa Civil Braga Netto. Ela vai ser a número 2 de Mario Frias, secretário especial da Cultura desde 19 de junho, depois da demissão de Regina Duarte.
Andrea, que havia sido escolhida em abril para ser diretora do Sistema Nacional de Cultura, e exonerada agora do cargo, é advogada com especialização em licitações e processos administrativos. Antes disso, ela atuava na Agência Nacional de Transportes Terrestres e já passou pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Nos anos 1990, foi gerente de Planejamento Comercial da Ferrovia Paulista (Fepasa).
Em seu perfil no Linkedin, a nova secretária adjunta da Secretaria de Cultura informa que atua no setor público há cerca de três décadas: "Atuo há praticamente 30 anos no setor público, em diversos segmentos. Em todos os desafios busquei o exercício voltado à legalidade da gestão pública e atendimento aos preceitos legais".
O governo de Jair Bolsonaro já teve cinco secretários de Cultura até agora, incluindo Frias, Regina e o dramaturgo Roberto Alvim, que saiu do governo após repercussão negativa de discurso que fez parafraseando conteúdo nazista.