Os formandos de 2020, seja de escolas ou faculdades, não puderam celebrar o momento de forma tradicional, por causa da pandemia de coronavírus. Nos Estados Unidos, onde o calendário escolar chegou ao fim recentemente, o YouTube resolveu resolveu promover uma formatura virtual para estes alunos.
O casal Obama, Beyoncé, Lady Gaga, Justin Timberlake, Bill e Melinda Gates, Taylor Swift, BTS, Malala, Alicia Keys, Jack Black, Tom Hanks, Jennifer Lopez, Jimmy Kimmel, Stephen Colbert, Dua Lipa, Zendaya, Katy Perry, Bono, Demi Lovato, John Green, Seth Rogen, Joseph Gordon-Levitt e até os Simpsons, foram alguns dos convidados do evento, transmitido neste domingo (7).
A live, com quatro horas de duração, teve tudo que uma formatura em tempos de quarentena requer: tutorial de como se maquiar em casa, como fazer o capelo (o chapéu da formatura), além de inúmeros vídeos caseiros, com celebrações informais, realizadas ao redor dos Estados Unidos.
Por outro lado, os convidados especiais fizeram o evento ter o que nenhuma outra formatura até aqui teve, como destacou logo no início Justin Timberlake: discursos motivacionais de Michelle e Barack Obama, Beyoncé, de Lady Gaga, de Bill e Melinda Gates e muitos outros.
Além da crise gerada pelo coronavírus, o racismo também foi tema recorrente nos discursos, à medida que os Estados Unidos registram uma onda de protestos gigantesca, em todas as maiores cidades do país, desde a morte de George Floyd. Alicia Keys foi a primeira a falar:
— Eu acredito que pela primeira vez nós podemos ver claramente como a injustiça se apresenta. E agora nós podemos escolher como responder a isso — alertou. Mas a cantora também teve palavras de alegria: — Vocês estão nos mostrando que é a geração de vocês que vai nos curar.
Lady Gaga também falou sobre os protestos antirracistas, demonstrando sua fé na nova geração.
— Acredito em meu coração que as pessoas que farão a mudança estão me ouvindo falar agora. Eu sei que isso é verdade porque são vocês a semente do futuro.
Já Beyoncé falou da importância de reconhecer os familiares e comunidades por traz do sucesso de qualquer jovem.
— Queridos graduados, por favor, lembrem de tirar um momento para agradecer suas famílias e a comunidade que apoiaram vocês. Vocês estão alcançando coisas que os pais e avós de vocês nunca poderiam imaginar para eles mesmos. Vocês são a resposta para uma geração de orações.
O casal Obama também participou do evento, com falas longas sobre o racismo estrutural nos Estados Unidos e a importância de todos lutarem por igualdade, votarem e participarem da democracia norte-americana. Michelle Obama foi a primeira a discursar, ressaltando que a mudança é possível.
Já na parte musical, Dear Class of 2020 apresentou a sensação sul-coreana BTS, Chloe x Halle, CNCO, Lizzo junto a Orquestra Filarmônica de Nova York, Maluma, Megan Thee Stallion e Katy Perry. Confira a transmissão completa a seguir.