Assim com em São Paulo e Santa Catarina, a Oktoberfest irá acontecer no Rio Grande do Sul. Pelo menos, nesse primeiro momento. Os responsáveis pela organização dos eventos de Santa Cruz do Sul e de Igrejinha garantem que os preparativos para o evento já estão sendo realizados. Somados, reúnem mais de 500 mil pessoas.
— A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul será realizada. Já temos contratos firmados para a realização do evento. O evento é organizado durante 12 meses. Toda a execução iniciou em dezembro de 2019. Como estamos a cinco meses da realização, estamos mantendo as datas previstas (de 7 a 18 de outubro) e esperamos cerca de 350 mil pessoas presentes — afirmou o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Schwingel, responsável pela organização do evento em conjunto com a prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Schwingel, no entanto, não descarta mudar as datas do evento.
— Estamos acompanhando a evolução do coronavírus e, se necessário for, vamos transferir o evento para mais tarde — projetou.
Cassiano Brenner, diretor administrativo da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amisest), admite a preocupação com a situação vivida no mundo todo, porém, ressalta ser muito cedo para decidir se o evento vai ou não ocorrer.
— No momento não temos nenhuma decisão tomada a respeito de um cancelamento. Estamos atentos ao crescimento do coronavírus e devemos tomar uma decisão entre maio e junho. Agora é muito cedo para prever. Por enquanto, a organização do evento continua. São esperadas cerca de 200 mil pessoas presentes — comentou.
A Oktoberfest de Igrejinha também tem um papel importante na administração da cidade, segundo o Brenner. O lucro obtido é todo revertido em investimento de saúde, educação e segurança na região do Vale do Paranhana.
— É um evento totalmente filantrópico. No ano passado foram repassados R$ 3,6 milhões para investimentos em saúde, educação e segurança. Neste ano, temos uma responsabilidade dupla. Cuidar das pessoas que estarão no evento e também angariar recursos para repassar a saúde —finalizou.