A Virada Sustentável abriu os editais para a seleção de espetáculos e atividades para a programação de 2020, que ocorre entre os dias 3 e 5 de abril. As inscrições podem ser feitas até 25 de janeiro pelo site viradasustentavel.org.br.
Por meio dos editais, podem se inscrever diferentes iniciativas que apresentem projetos artísticos, culturais, de bem-estar, sociais e ambientais em favor da sustentabilidade. A divulgação dos resultados está prevista para fevereiro.
— A Virada vai se tornando um festival cada vez mais conhecido e com maior interesse dos grupos e movimentos. E nossos editais oportunizam uma participação de projetos de diferentes tipos que já existem, que são reais e atuantes na área da sustentabilidade — avalia Vitor Ortiz, um dos coordenadores da Virada Sustentável Porto Alegre.
A programação do evento é organizada a partir de editais públicos abertos anualmente e que nesta quinta edição são contemplados pela agência Badesul. O edital cultural, especificamente, busca espetáculos de música popular, grupos de jazz, teatro de rua, saraus, danças de rua, oficinas, performances artístico-culturais e espetáculos multiculturais.
As temáticas que irão nortear a programação tratarão de fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima. Contudo, os projetos propostos podem abordar temas relacionados a outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uma novidade de 2020 é que a curadoria do festival irá enfatizar e priorizar iniciativas da causa negra.
Os editais preveem a seleção de 53 iniciativas socioambientais e 43 atividades culturais e artísticas financiadas. Os números podem sofrer variações, pois estão vinculados ao processo de captação. Confira abaixo:
43 Vagas do Edital Cultural:
- 20 oficinas de performance artístico cultural
- Seis grupos multiculturais
- Seis espetáculos de música popular
- Quatro espetáculos de artes cênicas locais
- Três grupos de jazz
- Três atividades literárias (saraus)
- Um espetáculo de dança de rua
53 Vagas no Edital Socioambiental:
- Seis oficinas/rodas de conversa sobre negritude
- Seis rodas de conversa
- Seis oficinas/rodas de conversa sobre mudanças climáticas
- Seis oficinas/rodas de conversa sobre bem-estar/zen
- Cinco oficinas faça você mesmo
- Quatro atendimentos de saúde e bem-estar
- Quatro atendimentos zen
- Quatro oficinas/rodas de conversa sobre economia circular
- Três aulas de cozinha
- Dois oficinas/rodas de conversa sobre comida sustentável
- Dois oficinas/rodas de conversa sobre saúde e bem-estar
- Dois oficinas/rodas de conversa sobre moda e sustentabilidade
- Dois oficinas para o público infantil
- Uma prática zen
A Virada
A edição de 2020 será a quinta da Virada Sustentável em Porto Alegre. Nas quatro edições anteriores, o evento reuniu mais de 150 mil participantes em 650 atividades, além de recolher 3 toneladas de resíduos eletrônicos.
O evento segue o conceito de sustentabilidade proposto pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma agenda adotada por 193 países. A programação ocorre em três ecopontos (Vila Flores, Casa de Cultura Mario Quintana e Redenção) e, em 2020, terá também atividades descentralizadas.