Celebrando 45 anos neste domingo (5), o Fantástico marcará a data em ritmo de celebração. Os telespectadores poderão conferir uma nova abertura, reportagens especiais e a estreia da série Fertilidade, Um Projeto de Vida, com a apresentadora Poliana Abritta. A novidade retrata a realidade de oito milhões de brasileiros que, segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, querem ter um filho e não conseguem.
O dominical também levará ao ar a nova temporada de Jornada da Vida, que terá a China como cenário pelos olhos de Sônia Bridi.
— O público procura o Fantástico à espera do inédito, do exclusivo, de uma análise mais profunda da semana, de coberturas de intensa repercussão. E nós sempre correspondemos. Sempre haverá interesse por histórias, é intrinsecamente humano, e nisso o Fantástico é especialista. Olhando para frente, o Show da Vida continuará sendo de vanguarda, um farol da TV brasileira — diz Bruno Bernardes, diretor do programa.
Outra tradição do Fantástico, os musicais também estarão presentes neste domingo. No palco montado no estúdio do programa, Ivete Sangalo (foto) homenageará os musicais históricos do programa fazendo, ao lado da banda Melim, releitura do clássico Gita, de Raul Seixas, primeiro grande sucesso apresentado em cores pela atração semanal, em 1974.
Contribuição gaúcha
Ao longo de 45 anos, reportagens da RBS TV estiveram presentes em momentos fundamentais do Fantástico, como lembra o diretor de jornalismo da emissora gaúcha, Cézar Freitas:
— Nossa contribuição à investigação é consistente. Já mostramos a máfia das próteses, como atuam os ladrões de celulares, o abigeato, que acabou motivando a criação de uma delegacia especializada, os cursos falsos de vereadores e o mercado negro de peças de carros pela internet, para citar algumas. A RBS é reconhecida pelas grandes investigações que partem da pauta local e ganham o Brasil.
Seguindo a tradição, neste domingo, o repórter Giovani Grizotti apresentará uma de suas matérias investigativas que viraram marca do programa. Ele mostra como um jumento ganhou um diploma como um dos 100 melhores prefeitos do Brasil.