Dia 28 de junho marca, oficialmente, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+. A data não é aleatória: foi criada em 1970, para lembrar um fato que aconteceu um ano antes. Em 28 de junho de 1969, um levante da comunidade LGBTQI+ contra perseguições policiais durou duas noites. Para lembrar do episódio, foi organizado no 1º de julho do ano seguinte a 1º Parada do Orgulho LGBTQI+ da história. Desde então, o dia tem arrastado multidões para as ruas a fim de combater o preconceito e lutar por mais visibilidade.
Na literatura e na música, o tema LGBTQI+ é constante. Os artistas sempre foram importantes aliados na luta contra a discriminação e pela aceitação do tema. GaúchaZH separou abaixo uma lista com 5 livros e 5 discos que discorrem sobre o assunto.
Livros
Duas Iguais - Cíntia Moscovich
Sem apelar para a militância política, o romance da escritora gaúcha Cíntia Moscovich, Duas Iguais, tematiza sobre relações homossexuais. A história de amor entre Clara e Ana acontece de modo espontâneo e natural. Mas vai além disso, situando a trama no contexto da comunidade judaica de Porto Alegre.
Carol - Patricia Highsmith
Publicado sob o pseudônimo de Claire Morgan, o romance que inspirou o filme homônimo, estrelado por Cate Blanchet, inovou ao apresentar um acontecimento sem precedentes para a literatura que trata do amor entre mulheres. Alerta spoilers: Carol ela termina com um final feliz, fato que até então não acontecia quando um relacionamento lésbico era retratado em livros.
A Cidade e o Pilar - Gore Vidal
Publicado em 1948, o romance de Gore Vidal conta a história de um jovem que está descobrindo a própria sexualidade. A Cidade e o Pilar é um dos primeiros romances de formação já escritos, que tem como tema relações homossexuais.
Uma Leve Simetria - Rafael Bán Jacobsen
Livro do gaúcho Rafael Bán Jacobsen, Uma Leve Simetria conta duas histórias em paralelo. A primeira, em Porto Alegre, onde um menino judeu recebe a ajuda do melhor amigo para o Bar Mitzvah - por quem acaba se apaixonando; a segunda, nos tempos bíblicos, quando o então jovem Davi (que viria a se tornar rei) desenvolve uma intensa amizade com Jonatã.
Amora - Natalia Borges Polesso
Livro pelo qual Natalia Borges Polesso foi vencedora do Prêmio Jabuti de 2016 na categoria Contos e Crônicas. Nas suas palavras, a obra traz textos que não são "apenas para lésbicas", mas nos quais as personagens só fazem sentido a partir da temática.
Discos
Orange - Frank Ocean
Primeiro álbum da carreira do rapper de New Orleans Frank Ocean, Orange foi responsável por elevar o gênero R&B para outro patamar. No disco, o artista fala de relações masculinas, um tema que foi tabu na vida de Ocean por algum tempo, até ele se assumir publicamente homossexual.
No Shape - Perfume Genius
O quarto álbum de estúdio do musico americano Mike Hadreas, que se apresenta sob o nome artístico de Perfume Genius, foi lançado em 2014 e trata da questão homossexual com bastante orgulho. No Shape foi indicado ao Melhor engenharia de som de álbum não-clássico no Grammy de 2018.
I Am a Bird Now - Antony and The Johnsons
Segundo trabalho da banda indie Antony and The Johnsons, que é liderada pela artista britânica Anohni, I Am a Bird Now trata de transexualidade, e leva destaque para a faixa For Today I Am a Boy. O álbum foi sucesso de crítica e público, vendendo mais de 220 mil cópias.
Transgender Dysphoria Blues - Against Me!
Sexto disco de estúdio da banda de punk rock Against Me!, Transgender Dysphoria Blues foi um divisor de águas para o grupo e seus integrantes. A vocalista Laura Jane Grace passou por uma readequação de gênero e decidiu relatar o processo no álbum. Apesar do tema, o foco do disco não é exatamente sexualidade, mas o desconforto de não se sentir parte do mundo ao redor e do próprio corpo.
Pajubá - Linn da Quebrada
O rapper brasileiro Linn da Quebrada lançou o álbum visual Pajubá de forma independente. O disco de estreia do artista se constitui como uma obra de enfrentamento, abrindo espaço para que as vivências de LGBTQI+, negros, prostitutas, mulheres e outros grupos marginalizados tenham voz e existência.