Começa na noite desta sexta-feira (26) a 13ª edição de La Prima Vendemmia, em Nova Roma do Sul. O evento se estenderá ao londo do final de semana, quando são esperados cerca de 20 mil visitantes ao município de 3,3 mil habitantes.
De acordo com o prefeito, Douglas Fávero Pasuch, a festa custou R$ 180 mil. Desses, R$ 130 mil vieram da prefeitura e o restante com patrocínios. Na última edição, há dois anos, o evento teve 12 mil visitantes. A expectativa de aumento no público se deve, segundo o prefeito, ao incremento de atrativos na festa, mas também ao fato de outros municípios da região terem adiado festas que seriam realizadas nesse período da colheita da uva.
O nome do evento, La Prima Vendemmia, celebra a colheita das primeiras uvas. Porém, a antecipação da colheita neste ano devido às condições climáticas faz com que a festa ocorra em um momento em que 40% da produção do município já foi colhida.
Para a próxima edição, em 2020, a organização planeja estender o evento para dois finais de semana. Em vez de ser apenas no último final de semana de janeiro, a festa deverá ocorrer no penúltimo e no último finais de semana do mês.
Um dos destaques da festa são os passeios pelo interior, com saída do centro da cidade. As exposições e shows serão realizadas no parque de eventos, também na área central de Nova Roma do Sul. A entrada nesse local é gratuita, bem como a entrada nos shows. Os visitantes só pagam aquilo que consumirem.