Um dos períodos mais importantes para a produção agrícola da serra gaúcha, a colheita da uva atrai turistas de todo o país para apreciar manifestações culturais típicas da região e cenários em que se destacam os parreirais cheios. De olho nessa movimentação, poder público e estabelecimentos do setor preparam eventos para celebrar a vindima. Em Bento Gonçalves, principal destino turístico da Região Uva e Vinho, 285 mil visitantes são esperados durante a Estação Vindima, que abre nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 18 de março.
A programação inclui cursos de degustação, colheita e pisa de uvas, corrida e passeio ciclístico em meio aos parreirais, além de jantares harmonizados e almoços ao ar livre. As atividades serão realizadas em vinícolas, restaurantes e hotéis. Os estabelecimentos também oferecem pacotes de hospedagem especiais e descontos em parte dos produtos. Uma das novidades deste ano é a marca, que deixou de ser Bento em Vindima.
LEIA MAIS
Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul
Conheça 5 rotas turísticas para curtir Bento Gonçalves, na Serra
Novela leva telespectadores de volta ao passado da região de Garibaldi e Bento
O secretário de Turismo do município, Rodrigo Parisotto, explica que o nome Estação Vindima tenta reforçar a ideia de que a Serra é um bom lugar para aproveitar a época mais quente do ano. Como é habitual fazer a associação de verão com praia, o secretário diz que Bento Gonçalves passa a adotar a vindima como a quarta estação do ano.
A abertura oficial da programação ocorre às 18h30min desta quinta-feira (18), na Vinícola Salton. Outro município da Serra que inicia as atividades alusivas à colheita da uva nesta quinta-feira é Flores da Cunha. A cerimônia começa às 17h30min, em uma propriedade da Capela Nossa Senhora do Carmo. As atividades seguem até 25 de março.