Esta terça-feira, 4 de abril de 2017, entra para a história. Um galã da TV Globo, conhecido por seus papéis de conquistador inveterado, é afastado da emissora após forte pressão de atrizes em defesa da figurinista que acusa José Mayer de assédio.
Campanha contra assédio mobiliza atrizes e apresentadoras globais
A emissora não só agiu rapidamente como deu a cara a tapa. Nada de panos quentes, bem pelo contrário: usou seu canhão de mídia para dar voz à história no Jornal Hoje. E, aproveitando o espaço ao vivo na sua programação, colocou atrizes com a camiseta e a hashtag de protesto ao caso no Vídeo Show.
Jornal Hoje e Vídeo Show repercutem campanha de funcionárias da TV Globo contra assédio
Pontos pra Globo, que ganhou credibilidade com seus telespectadores e mostrou que não quer compactuar com os ranços de uma sociedade machista, confessos pelo próprio ator em carta aberta divulgada no início da tarde desta terça, 4.
Se é que dá pra dizer que tem algo de positivo nesta história foi a postura da emissora, que entendeu a importância do seu posicionamento diante do apelo das redes sociais contra o assédio. E se juntou a um forte movimento iniciado pelas próprias pratas da casa – estrelas da grandeza de Fernanda Lima e Taís Araújo, só para citar algumas.
Mudar é preciso. Que poderosas ferramentas vêm se revelando as redes sociais, que, unindo forças e arrebatando seguidores em nome de causas urgentes, têm colocado pressão para que a sociedade não se cale diante do que não deve ser tolerado. E se regenere à altura dos seus anseios por mudança – "dolorosa, mas necessária", como mesmo disse Zé Mayer.