Um grupo de rock norte-americano de grande sucesso virou data comemorativa em Caxambu, no Sul de Minas Gerais. O Dia Gunner, celebrado em 11 de julho, reverencia o Guns N' Roses com o festival Gunner Convention, no qual sucessos como Sweet child o' mine, Patience, Welcome to the jungle, November rain e Paradise city, entre outros, são lembrados.
Instituído pela lei 2289/2016, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores em 25 de abril, o Dia Gunner integra o calendário oficial do município como atração turística. A lei, no entanto, não transforma a data em feriado.
Leia mais:
Cantores reclamam de maus-tratos nas audições do X factor Brasil
Taylor Swift lidera ranking dos artistas mais bem pagos do mundo
Exposição lança olhar alemão sobre a arte impressa de Porto Alegre
Promovido no fim de semana passado, o evento veio oficializar a convenção que reúne fãs do grupo desde 2004 com shows cover, entre outras atrações, que ocorrem nas ruas da cidade. Então, esta é a 13ª edição do Gunner Convention Caxambu, considerada o primeiro festival de rua do mundo dedicado a uma banda e aos seus fãs. Bem-sucedido, o encontro foi até citado neste ano na página oficial do Guns.
As apresentações no festival costumam reunir milhares de pessoas, entre elas fãs vestidos a caráter e músicos adeptos da banda. A festa é no centro de Caxambu e com entrada gratuita, tendo começado com um grupo de seis amigos, após um deles trazer dos EUA novidades sobre o grupo californiano formado pelo vocalista Axl Rose e o guitarrista Slash.
Marcos Loesch, da organização do encontro, conta que o primeiro evento foi realizado na casa de um morador. Na sequência, cresceu e envolveu a região, passando em seguida a receber pessoas das mais diversas partes do País e do mundo.
– Hoje, se tornou um evento não só dedicado ao Guns, mas, principalmente, aos fãs do rock – afirma Loesch.
Este ano, bandas cover do grupo também agitaram Caxambu. Entre as atrações, houve tributos, exposições de raridades, painéis de discussão e novidades como o pocket show de Dinho Rose (que tem 8 anos e imita o vocalista Axl) e a Cavalgada Gunner.
"O Dia Gunner transforma Caxambu numa referência única, já que no mundo todo este é o único festival desse tipo", justifica o autor do projeto, vereador Fábio Curi (PR).