Dezenas de pessoas se reuniram em torno de um posto desativado da Brigada Militar neste sábado. O espaço localizado nas imediações do Parque Farroupilha está fechado desde abril deste ano, mas tornou-se por algumas horas ponto de encontro para quem gosta de música e de cinema. Ali foi exibido o documentário Filme sobre um Bom Fim, do diretor Boca Migotto. A tarde também teve muita música com DJ.
O encontro foi promovido pelo coletivo POA Cidade Criativa. Para os organizadores, o espaço deve ser reaberto, mas não com a volta da Brigada, e sim como um memorial da história cultural do Bom Fim.
Leia mais:
Grupo quer uso cultural de posto policial desativado na Redenção
Documentário presta tributo ao bairro Bom Fim
– Este é um bairro rico de manifestações culturais, cenário para livros de Moacyr Scliar e inspiração para músicas de Nei Lisboa, entre outros. Tudo isso merece ser contado em um espaço – explica Thiago Braga, da organização.
A escolha do filme também não foi à toa. Filme sobre um Bom Fim expõe como a área na qual se localiza o posto era cenário para encontros e manifestações artísticas em décadas anteriores.
– Este espaço já foi do movimento alternativo e sofreu repressão. É o mesmo que acontece hoje nas serenatas iluminadas e em todos os movimentos de ocupação de espaço público. Este filme demonstra que ações semelhantes também foram reprimidas no passado. A repressão está sempre indo e voltando – afirma Braga.
O coletivo deve mandar um ofício solicitando a abertura do posto para fins culturais na segunda-feira (13/6).