Uma das obras mais célebres da música sacra, o Réquiem de
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) será revisitado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) em concerto nesta terça-feira, às 20h30min, na Igreja da Ressurreição, no Colégio Anchieta. Será a segunda apresentação do grupo pela Série Igrejas neste ano.
A primeira, realizada no último dia 10, contemplou obras de Schubert e Mozart, além da Sinfonia nº 104, de Joseph Haydn, sob regência do maestro Ricardo Averbach.
Leia mais:
Cauby Peixoto: ídolo para a eternidade
"Pet Sounds", disco revolucionário dos Beach Boys, completa 50 anos
Na noite de terça, o público terá a oportunidade de apreciar a execução de uma das últimas e mais célebres obras de Mozart. De cunho fúnebre, Réquiem ganhou ainda mais poder simbólico após o seu próprio autor ter morrido ainda antes de finalizá-la. A música foi concluída por Franz Xaver Süßmayr, então discípulo de Mozart, baseando-se em anotações de seu mestre. O maestro Manfredo Schmiedt, que vai reger o concerto, comenta:
– O Réquiem é uma obra musical que exprime claramente os sentimentos de Mozart face à morte e a todos os sentimentos que fazem parte do momento final e consciente de nossas vidas. Cada movimento é mais belo e impactante do que o anterior, seja pela voz do coro, dos quatro solistas ou de cada detalhe sonoro da orquestra. Nessa obra, o grupo orquestral tem uma formação que privilegia clarinetes, fagotes, trombones, trompetes, tímpanos, órgão e cordas.
A apresentação desta terça será a primeira do Coro Sinfônico da Ospa em 2016 – o grupo conta com 85 vozes. No concerto, quatro solistas farão participações especiais: Elisa Machado (soprano), Luciana Bueno (mezzosoprano), Pablo Pollitzer (tenor) e Daniel Germano (barítono).
OSPA – SÉRIE IGREJAS
Terça-feira, às 20h30min.
Igreja da Ressurreição (Av. Nilo Peçanha, 1.521), fone (51) 3382-6000.
Programa: Réquiem, de Wolfgang Amadeus Mozart.
Entrada franca.