Prevista para estrear em 14 de março, Velho Chico vai contar com um bom trunfo em seus primeiros capítulos: a bela e impactante fotografia do sertão nordestino. A região foi a escolhida pelo diretor Luiz Fernando Carvalho para dar o pontapé inicial nas gravações da nova novela das nove da RBS TV. O folhetim, de Benedito Ruy Barbosa e escrito por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, aborda uma saga familiar que atravessa gerações às margens do Rio São Francisco e desemboca no amor impossível de Maria Tereza (Isabella Aguiar/Julia Dalavia/Camila Pitanga) e Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner).
- É um reencontro com a brasilidade, com a história do nosso país e de sua gente, dos amores puros e dos desencontros. Vai ser uma novela de amor, mas também emoldurada por uma crítica social - adianta Luiz Fernando Carvalho.
Leia mais
7 coisas para fazer no feriadão de Carnaval
Atrações na TV para curtir (ou ignorar) o Carnaval
50 séries que você tem que assistir na Netflix e em outros serviços de streaming
Na primeira fase da trama, o rico e ignorante Coronel Jacinto (Tarcísio Meira) é dono de quase tudo em Grotas de São Francisco, mas vive de olho na fazenda Piatã, do Capitão Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi). Jacinto é casado com Encarnação (Selma Egrei), enquanto Ernesto vive com a esposa Eulália (Fabíula Nascimento). O primeiro casal tem um único filho, Afrânio (Rodrigo Santoro/Antonio Fagundes), que assume o posto deixado pelo pai e se torna o jovem Coronel Saruê. Ele se envolve com Leonor (Marina Nery) e é obrigado a se casar com ela. Da união, nasce Maria Tereza.
- Leonor é uma filha de fazendeiros humildes que tem um coração do tamanho do mundo e anseia pelo amor verdadeiro - entrega Marina, estreante na TV.
Triângulo amoroso e morte logo no início
Sem herdeiros, Ernesto e Eulália acabam adotando Luzia (Carla Fabiana/Larissa Góes/Lucy Alves), bebê enrolado em panos pobres encontrado em uma plantação de algodão. E acolhem da seca Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro), casal retirante que chega em Grotas com o filho, Santo.
Quando crescem, Luzia se apaixona por Santo, mas o coração dele é conquistado justamente por Maria Tereza. Os tórridos encontros do casal resultam no nascimento de Miguel (Gabriel Leone) e também no assassinato de Belmiro, morto por um empregado de Afrânio (Antônio Fagundes).
- É um romance que começa na década de 1960 e vem para uma atualidade cercada de contradições - analisa o diretor.
Diretor Luiz Fernando Carvalho (D) comanda equipe com quase 200 pessoas
Três frentes de trabalho
No total, entre janeiro e fevereiro, serão gravadas cerca de 500 cenas de Velho Chico. Para isso, Luiz Fernando Carvalho conta com três frentes simultâneas de trabalho, comandas por ele, Carlos Araújo, Gustavo Fernandez e Philippe Barcinski. As locações envolvem lugares como São Francisco do Conde, Raso da Catarina e Cachoeira, na Bahia; Baraúna, no Rio Grande do Norte; e Povoado Cabloco e Olho D'água do Casado, em Alagoas.
Entre o elenco escalado, nomes como Rodrigo Santoro, Fabíula Nascimento, Rodrigo Lombardi, Chico Diaz, Cyria Coentro e Marina Nery já rodaram boa parte de suas cenas no Nordeste.
- Estou adorando viajar e conhecer a natureza e as pessoas do sertão. Essa é a melhor parte da experiência - conta Marina.
Em cada locação escolhida, uma equipe de cenografia entra em ação. A ideia é conservar e restaurar a memória das edificações e não fazer interferência.
- Toda a logística daquela arquitetura está sendo resgatada, preservando a essência de cada espaço utilizado - exemplifica Danielly Ramos, que assina a cenografia com Keller Veiga. Para trazer mais realismo, eles contaram com o auxílio de profissionais das próprias regiões.
Nordestinos no elenco
O visual dos personagens também ganhou atenção especial. Dez caminhões viajaram do Rio até o Nordeste levando materiais. Mas três deles transportaram só uma parte do figurino, com três toneladas de carga - o resto foi despachado por avião. São roupas, acessórios, máquina de costura e até fogão para tingimento.
Outro detalhe que chama atenção em Velho Chico é o cuidado com a escalação dos atores que farão participações especiais nas três fases da trama. Só para selecionar os 70 que aparecerão nos capítulos iniciais, foram realizados mais de 400 testes nas locações. E uma curiosidade é a incidência de nordestinos no elenco principal: segundo a emissora, beira os 70%.