O Carnaval do Rio de Janeiro começou neste domingo com a apresentação de seis escolas de samba na Sapucaí. Com um enredo em homenagem a São Jorge, a Estácio de Sá foi a responsável por abrir os trabalhos do Grupo Especial. Um dos destaques foi o grande galopar do cavalo do santo guerreiro.
Leia também:
Veja fotos do Carnaval dos famosos pelo Brasil
Secretário diz que festa da Capital rivalizará com RJ e SP
Ivete aparece com dreads em Salvador
Depois, foi a vez da União da Ilha do Governador fazer a festa na avenida cantando sobre o Rio de Janeiro e as Olimpíadas. Chamaram atenção principalmente o sol de LED gigante e os cadeirantes acrobatas .
A terceira escola a pisar na avenida foi a Beija-Flor, que abordou a história do político, poeta, compositor e professor responsável por dar nome à passarela do samba: Cândido José de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí. O Brasil imperial e os detalhes barrocos foram apostas da escola.
Já a Grande Rio investiu em um enredo que homenageou a cidade de Santos. Ícones do time de futebol, como Neymar e Pelé, não estavam presentes, mas o desfile contou com intensa participação de artistas – Paloma Bernardi, Susana Vieira e Thaila Ayala estavam presentes, por exemplo.
A Mocidade Independente de Padre Miguel usou a história de Dom Quixote de La Mancha como inspiração para incentivar o povo brasileiro a enfrentar seus problemas com o enredo, "O Brasil de La Mancha: Sou Miguel, Padre Miguel. Sou Cervantes, sou Quixote - Cavaleiro, Pixote Brasileiro". Uma estrela à parte é a rainha da bateria, a musa do axé Claudia Leitte, que ocupa o posto pelo segundo ano. A cantora Anitta também desfilou pela Escola, na condição de "Destaque da Escola".
De olho no patrocínio do agronegócio, a Unidos da Tijuca fez de Sorriso, no Mato Grosso, o tema do seu enredo para o Carnaval de 2016. O município é a maior produtor mundial de soja. Mesmo não tendo conseguindo atrair o interesse dos investidores do campo, manteve o tema. O enredo fala sobre a terra e a agricultura em seis carros alegóricos. Entre os destaques, o carro alegórico que simula uma plantação de milho com todas as fases do desenvolvimento _ do plantio à colheita. O desfile também teve uma ala dedicada aos gaúchos, que colonizaram a cidade mato-grossense.
Veja mais fotos do desfile: