Até quando longe demais das capitais, ele foi grande, mas, depois do paraíso, o rock gaúcho (e mundial) padece sem o amor da juventude. Relembre, em vídeos, a trajetória de um gênero que levou o Rio Grande do Sul ao protagonismo nacional e, nos últimos anos, parece ter hibernado.
1969 - A banda Liverpool lança Por Favor, Sucesso, um dos primeiros discos de rock do Rio Grande do Sul. Em 1976, com alguns membros em comum, o Bixo da Seda lançaria disco homônimo muito influente para o rock gaúcho posterior. No final da década de 1960, bandas influenciadas pelos primeiros álbuns dos Beatles e pela ascensão Jovem Guarda surgiam, entre elas Os Brasas, The Brazilian Beatles e Os Cleans.
1975 - O radialista Júlio Fürst promove o primeiro espetáculo Vivendo a Vida de Lee, em que 43 músicos, em várias formações, tocam canções de bandas como Byzarro, Utopia, Mantra e Cálculo Quatro, no Teatro Presidente. Outros shows ocorreriam nos anos seguintes no Teatro Leopoldina e no Auditório Araújo Vianna, além do próprio Teatro Presidente.
1983 - Surge a Ipanema FM, rádio que deu espaço ao rock feito no Rio Grande do Sul. Neste momento, ganham impulso por meio da rádio bandas como Os Cascavelletes, Taranatiriça, Garotos da Rua, Urubu Rei e TNT.
1984 - É lançada a coletânea Rock Garagem, com músicas de Taranatiriça, Garotos da Rua, Urubu Rei e Os Replicantes, entre outros. O show de apresentação do disco reúne 4 mil pessoas no Auditório Araújo Vianna.
1985 - Júlio Reny lança sua principal composição: Amor e Morte.
1986 - É lançada a coletânea Rock Grande do Sul, compilação com músicas de DeFalla, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii, Os Replicantes e TNT. Os Engenheiros lançam Longe Demais das Capitais, pela gravadora RCA, com hits como Toda Forma de Poder, Segurança e Sopa de Letrinhas. No mesmo ano, Os Replicantes lançam seu primeiro disco, O Futuro É Vórtex.
1987 - DeFalla estreia com o disco Papaparty, que tem músicas como Sodomia, Ferida e Não me Mande Flores. Nos três anos seguintes, a banda lança mais três álbuns.
1988 - Nenhum de Nós tem a música mais tocada no Brasil: Camila, Camila.
1989 - Os Cascavelletes emplacam Nega Bombom na trilha da novela Top Model. O disco Rock 'a'ula reúne ainda músicas como Moto, Eu Quis Comer Você e Lobo da Estepe.
1990 - Intitulado Rosa Tattooada, o disco de estreia da banda de hard rock gaúcha tem o sucesso O Inferno vai ter que Esperar.
1991 - Por Aí, disco póstumo de Cazuza, mostra regravação de Camila, Camila, do Nenhum de Nós.
1992 - O clipe de Ao Meu Redor, do Nenhum de Nós, vence o VMA Brasil e vai a Los Angeles representar o país na premiação internacional da MTV.
1993 - Após três anos de carreira, a Cidadão Quem lança seu primeiro álbum, Outras Caras.
1995 - É lançado o grande hino do rock gaúcho: Amigo Punk faz parte do disco de estreia da Graforreia Xilarmônica, Coisa de Louco II. O Papas da Língua lança seu primeiro disco, homônimo, e emplaca Encontros Amargos na trilha da novela Cara & Coroa. Com altas doses de humor, a Maria do Relento lança seu primeiro disco.
1996 - Já fora dos Replicantes, Wander Wildner estreia em carreira solo com Baladas Sangrentas, que tem Bebendo Vinho, Empregada e Eu Tenho uma Camiseta Escrita Eu Te Amo.
1997 - Flávio Basso, já sob a alcunha de Júpiter Maçã, lança A Sétima Efervescência, considerado por muitos o disco definitivo do rock gaúcho.
1998 - A Ultramen estreia com disco homônimo, que tem o sucesso Bico de Luz.
1999 - A Comunidade Nin-Jitsu lança seu primeiro disco, Broncas Legais, com produção do vocalista do DeFalla, Edu K. O álbum mostra uma mistura inédita entre metal, funk carioca e letras nonsense. Detetive, Melô do Analfabeto e Quero te Levar viram hinos jovens. No mesmo ano, Acústicos & Valvulados e Tequila Baby lançam seus discos mais marcantes e o Ira! regrava Bebendo Vinho, de Wander Wildner.
2000 - Bidê ou Balde estreia com o disco Se Sexo É o Que Importa, só o Rock É sobre Amor! e explode com a música Melissa. Frank Jorge estreia em carreira solo com Carteira Nacional de Apaixonado.
2001 - Surge a Cachorro Grande. No primeiro disco, a banda faz barulho com Sexperienced, Debaixo do Chapéu e Lunático. A influência do rock britânico setentista volta com força ao rock gaúcho. No mesmo ano, o Pato Fu regrava Eu, da Graforreia Xilarmônica.
2002 - Neural, álbum de estreia da Reação em Cadeia, apresenta sucessos como Me Odeie, Infierno e (Eu Não Pertenço a Você).
2003 - A Fresno lança seu primeiro disco, Quarto dos Livros. Nos três anos seguintes, a banda ganharia muita popularidade com músicas como Onde Está, Alguém que te Faz Sorrir e Quebre as Correntes.
2004 - A Pata de Elefante lança seu primeiro álbum, homônimo.
2005 - A MTV lança o Acústico MTV Bandas Gaúchas, uma homenagem ao rock feito no Estado, com músicas de Bidê ou Balde, Cachorro Grande, Ultramen e Wander Wildner.
2006 - Com uma sonoridade que se assemelha mais ao indie rock lo-fi de bandas dos anos 1990, como Pavement e Guided By Voices, a Superguidis lança seu primeiro disco, homônimo, com faixas como Malevolosidade.
2013 - A Apanhador Só ganha status de porta-voz das manifestações daquele ano em Porto Alegre com o disco Antes que tu Conte Outra, que tem gritos de protesto como Mordido, Despirocar e Líquido Preto. Aos 16 anos, Erick Endres (filho do guitarrista da Comunidade Nin-Jitsu, Fredi Endres) lança seu primeiro disco e ganha destaque na imprensa nacional.
2015 - Maravilhas da Vida Moderna, da Dingo Bells, é considerado um dos melhores álbuns brasileiros do ano. Ian Ramil ganha destaque com seu segundo disco, Derivacivilização.