Uma nova chance para mudar o passado. Essa foi a grande mensagem de Além do Tempo, novela das seis que terminou nesta sexta-feira. Desta vez, um final feliz para Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) e uma linda mensagem de Chico Xavier para fechar a obra que coloca Elizabeth Jhin no rol das melhores autoras da atualidade.
Assim como no final da primeira fase, Pedro (Emilio Dantas), tomado pelo ódio, tentou se vingar de Lívia, que o abandonou para ficar com seu grande amor. Mas diferente do desfecho anterior, Melissa (Paolla Oliveira) não o ajudou. Pelo contrário, ela evitou o pior. À beira do mesmo precipício, Pedro ameaçou o casal com uma arma até que os dois caíram. Agarrados em uma pedra, foram salvos por Melissa, que antes havia impedido Pedro de os jogar de lá e acabou morrendo com um tiro após lutar com a vilã. A personagem de Paolla foi uma das que teve redenção neste final: ela se arrependeu das maldades e se mostrou disposta a mudar.
Além dos protagonistas, o final escrito por Elizabeth ainda teve Vitória (Irene Ravache) e Emília (Ana Beatriz Nogueira) enfim fazendo as pazes, o casamento de Anita (Letícia Persiles) e Afonso (Caio Padauan) e Dorotéia (Julia Lemmertz) desfutando da riqueza com o seu milionário.
O final perfeito para dar a mensagem que Elizabeth desejava: a de que todos têm a chance de mudar coisas que aconteceram em outras vidas e de serem felizes.
A autora inovou em sua novela, fez uma trama com duas fases equivalentes e dois finais. Com um ótimo texto e elenco de qualidade e entrosado – destaque principalmente para Irene e Ana Beatriz –, Elizabeth brindou o público com uma das melhores produções de teledramaturgia de 2015.