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Como já é tradição, o ano começa quente nos palcos gaúchos. Tem início hoje a venda de ingressos para os espetáculos do 17º Porto Verão Alegre, festival que ocupará diferentes palcos da Capital entre esta sexta-feira e o dia 14 de fevereiro, levando ao público uma mostra com 59 atrações.
A ideia do festival é mostrar um panorama da produção gaúcha, com títulos para os mais
diversos gostos. O 2º Caderno preparou um guia com dicas de alguns dos destaques para que você possa se programar. Confira a seleção abaixo.
Estreias
Será novidade nesta edição do festival a estreia de seis espetáculos. Uma das mais
esperadas é a do musical Dona Flor e Seus Dois Maridos (9 e 10/1, no Theatro São Pedro, com pré-estreia para convidados no dia 8), adaptação do romance de Jorge Amado dirigida por Zé Adão Barbosa, Carlota Albuquerque e Larissa Sanguiné, em produção financiada pelo próprio Porto Verão. Já a diretora e atriz Suzi Martinez mostra pela primeira vez sua montagem de Os Dois Gêmeos Venezianos (de 12 a 14/1, no Theatro São Pedro), clássico da commedia dell'arte escrito pelo dramaturgo italiano Carlo Goldoni (1707 - 1793). Oscar Simch, conhecido por espetáculos como a série Homens de Perto, dirige e escreve O Bandejão - A Comédia com Carne a Mais (de 26 a 30/1, no Teatro do Sesc Centro), no qual atua ao lado de Cíntia Ferrer e Jones Calisto. No espetáculo Besteirol, A Comédia! (de 10 a 13/2, no Teatro do Sesc Centro), os atores Claudio Benevenga e Lauro Ramalho prestam tributo ao teatro besteirol, reunindo quatro textos.
Para rir com elas
Elas estão sempre no Porto Verão, mas o público não se cansa de ver, rever e rir com essas mulheres em crise. São comédias de longa trajetória nos palcos do Estado que tematizam o universo feminino, como Pois É , Vizinha... (de 12 a 14/1, no Teatro da Santa Casa), com Deborah Finocchiaro, escrita pelo Nobel de Literatura Dario Fo e por Franca Rame, sobre uma mulher que revela um segredo muito bem guardado. Partindo para a comédia de costumes, são boas pedidas os espetáculos Inimigas Íntimas (de 15 a 17/1 no Teatro da Santa Casa), com Fernanda Carvalho Leite e Ingra Lyberato; Se Meu Ponto G Falasse (de 29 a 31/1, no Teatro da Santa Casa), com Patsy Cecato e Heloísa Migliavacca; e Manual Prático da Mulher Moderna (de 2 a 4/2, no Teatro da Santa Casa), dirigido e escrito por Patsy. Também na seara dos relacionamentos, Dez (Quase) Amores (de 12 a 14/1 no Teatro Renascença) é a adaptação cênica do diretor Bob Bahlis (que celebra 10 anos como diretor e dramaturgo) do livro de Claudia Tajes.
Grandes Sucessos
Se as comédias sobre as mulheres estão bem representadas, o universo masculino é parodiado em Homens de Perto 2 (de 14 a 17/1, no Teatro da Amrigs), sequência da série de sucesso que marcou as carreiras de Zé Victor Castiel, Rogério Beretta e Oscar Simch nos palcos. Também deverá ter ingressos disputados a generosa temporada do Guri de Uruguaiana (de segunda a quarta, de 11/1 a 3/2, no Teatro da Amrigs), o gaúcho debochado criado pelo ator e músico Jair Kobe que virou um fenômeno de público no teatro e nas redes sociais. Já um clássico, Bailei na Curva (21 e 22/1, no Teatro do Bourbon Country) é a conhecida comédia dramática de Júlio Conte sobre a infância e a juventude nos tempos de ditadura militar, estreada em 1983 e que segue em cartaz, sempre com elenco renovado.
Para as crianças
Quem estiver na Capital com as crianças terá boas opções de programa para toda a família. A Cia. Teatro Novo, do diretor Ronald Radde, apresentará duas montagens de clássicos das histórias infantis, ambas com canções ao vivo: CinderElla (23 e 24/1, no Teatro Novo DC) encena o conto de fadas de Charles Perrault, e Pinóquio (30 e 31/1, no Teatro Novo DC) relê a história de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que deseja ser um garoto de verdade. Chegando a século 20, As Aventuras do Pequeno Príncipe (13 e 14/2, no Teatro Novo DC) conta a saga do pequeno filósofo escrita por Antoine de Saint-Exupéry com direção de Camila Bauer, diretora que tem se destacado na cena gaúcha. E o espetáculo Brinco de Princesa (16 e 17/1, no Teatro Renascença), com Débora Rodrigues, mostra a magia do circo para os pequenos espectadores.
Novas dramaturgias
Quem se interessa por autores contemporâneos tem pelo menos três boas opções de espetáculos para conferir. Em Os Homens do Triângulo Rosa (de 21 a 24/1, no Teatro Renascença), a Cia. Teatro ao Quadrado (a mesma de Goela Abaixo) envereda pelo drama com um roteiro baseado na peça Bent, de Martin Sherman, sobre a perseguição a homossexuais na Alemanha nazista e a redescoberta do amor em tempos de barbárie. Melhor espetáculo no Prêmio Açorianos de Teatro de 2015, Língua Mãe Mameloschn
(de 26 a 28/1, no Teatro da Santa Casa) mostra os sentimentos e conflitos entre três gerações de mulheres de uma mesma família judia originária do leste alemão, reunindo no palco as atrizes Ida Celina, Mirna Spritzer e Valquiria Cardoso. O texto é da alemã nascida na Rússia Marianna Salzmann. Já o diretor Camilo de Lélis apresenta O Monstro de Olhos Verdes (13 e 14/2, na Sala Álvaro Moreyra), em que o gaúcho Walmir Ayala cria uma história inusitada envolvendo um casal de namorados, um assassino e uma estátua que ganha vida.
Música em cena
Pelo menos duas atrações, bastante diversas entre si, levam canções aos palcos. Autointitulado um espetáculo "stand-up dance comedy", Abobrinhas Recheadas - Dance a Letra (de 12 a 14/1, na Sala Álvaro Moreyra) traz coreografias inspiradas nas letras de canções populares, incluindo Show das Poderosas, Vira-Vira e Faroeste Caboclo. Entre as faixas mais pedidas pelo público, estão Porto Alegre É Demais, O Amor e o Poder e A Veia a Fiar. A produção é da Macarenando Dance Concept, do diretor Diego Mac. Mais comportado, mas não menos inventivo, o recital Beatles em Concerto (de 27 a 31/1 no Instituto Ling) relê as canções dos Fab Four valendo-se da linguagem da música clássica. No palco, estarão três competentes músicos: Ayres Potthoff (flauta), Daniel Wolff (violão e arranjos) e Rodrigo Alquatti (violoncelo).
Bardo em dose dupla
Em 2016, serão lembrados os 400 anos de morte de William Shakespeare (que, por sinal, teve os 450 anos de nascimento celebrados em 2014). O grande dramaturgo inglês, tido por muitos como o melhor de todos os tempos, será lembrado no festival com montagens de dois de seus textos mais conhecidos. Romeu & Julieta (de 12 a 14/2, no Teatro da Santa Casa) aparece em versão do diretor Néstor Monasterio estreada na edição passada do festival e financiada pelo próprio Porto Verão. É a conhecida história dos amantes de famílias rivais que lutam por um amor que parece impossível. Já A Comédia dos Erros ( de 15 a 17/1, no Teatro Renascença) chega em uma montagem da Cia. Stravaganza que estreou em 2008 e tem feito uma trajetória destacada nos palcos gaúchos, mostrando uma faceta mais leve e divertida do bardo inglês.
Solos biográficos
Dois espetáculos do Porto Verão apresentam histórias de artistas, cada uma à sua maneira. Em Frida Kahlo, à Revolução! (de 22 a 24/1, no Teatro da Santa Casa), a atriz Juçara Gaspar vive a grande pintora mexicana em um solo que tematiza a ética e a política de sua obra por meio da correspondência que manteve com seus amores e amigos. Surge daí um elogio ao poder transformador da arte. Também baseada em recursos biográficos, como documentos e lembranças, a atriz Suzana Saldanha revê sua própria trajetória no solo Eu (de 10 a 12/2, na Sala Álvaro Moreyra), com direção do parceiro de longa data Luís Artur Nunes. De volta aos palcos gaúchos depois de três décadas no Rio, Suzana mistura propositalmente realidade e invenção, inserindo-se na atual linhagem de trabalhos em torno da autoficção.
Teatro do absurdo
Dois espetáculos da programação do Porto Verão trazem ecos do movimento que o crítico Martin Esslin chamou, nos anos 1960, de teatro do absurdo. O termo designava um grupo heterogêneo de dramaturgos que levavam aos palcos peças que questionavam o sentido da existência e os limites da linguagem em meio aos escombros da II Guerra. Motivos do teatro do absurdo aparecem na obra do checo Václav Havel, autor da peça Goela Abaixo ou Por que Tu Não Bebes? (de 2 a 7/2, no Teatro de Arena), que a Cia. Teatro ao Quadrado apresenta novamente em uma já longeva montagem. Em cena, um mestre cervejeiro tenta embriagar um funcionário para extrair informações, em ação ambientada em um país comunista nos anos 1970. O dramaturgo argentino contemporâneo Daniel Veronese também busca no teatro do absurdo a atmosfera para tratar dos desaparecidos políticos na América Latina em Formas de Falar das Mães dos Mineiros... (14 a 16/1 no Teatro do Sesc), encenada por Breno Ketzer.
Os ingressos para o 17º Porto Verão Alegre começam a ser vendidos nesta segunda
Preços
Teatro adulto
Venda antecipada: R$ 15 (idosos e estudantes), R$20 (sócio e acompanhante do Clube do Assinante e titular e acompanhante do Banricompras) e R$ 25 (inteira).
Nos teatros: na hora das sessões: R$ 15 (idosos e estudantes), R$ 24 (sócio e acompanhante do Clube do Assinante e titular e acompanhante do Banricompras) e R$ 30 (inteira).
Teatro infantil (As Aventuras do Pequeno Príncipe, Brinco de Princesa, CinderElla e
Pinóquio)
Venda antecipada: R$ 12, sem opções de desconto.
Nos teatros: na hora das sessões: R$ 15, sem opções de desconto.
Onde comprar
Pontos de venda antecipada: Shoppings Praia de Belas (em frente aos cinemas, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 13h às 19h), DC Shopping (Casarão Verde, loja 133, de segunda a sexta, das 13h às 19h) e Bourbon Country Shopping (bilheteria do Teatro do Bourbon, de segunda a sábado, das 14h às 22h). Venda antecipada (com taxa de 15% sobre o valor do ingresso) pelo site myticket.com.br, até 24h antes de cada sessão.
Na hora dos espetáculos: caso não tenham se esgotado antecipadamente, os ingressos serão vendidos também nas bilheterias dos respectivos teatros, duas horas antes de cada sessão.
Preste atenção
Os ingressos para espetáculos no Instituto Ling e no Theatro São Pedro também serão vendidos antecipadamente nestes locais. No Ling, de segunda a sexta-feira, das 10h30min às 22h; sábados, das 10h30min às 21h; e domingos e feriados, das 10h30min às 20h. No São Pedro, de segunda a sexta, das 13h até o início do espetáculo do dia (quando não houver espetáculo, das 13h às 18h30min); e sábados e domingos, das 15h até o início do espetáculo do dia. Nos dias dos espetáculos em cartaz no São Pedro (Dona Flor e Seus Dois Maridos e Os Dois Gêmeos Venezianos), a venda antecipada será somente na bilheteria do teatro (até as 18h, o preço será de antecipado, conforme a tabela acima).
Formas de pagamento
Na venda antecipada no Praia de Belas, no DC Shopping e no Bourbon Country, serão aceitos dinheiro e Banricompras (débito). No site myticket.com.br, débito e crédito. Nos teatros (na hora das sessões) e no Instituto Ling, será aceito apenas dinheiro. No Theatro São Pedro, dinheiro ou débito (Banricompras, Visa e Mastercard).