A primeira edição do Cineclube ZH em 2016 debaterá o papel do jornalismo investigativo com a exibição do filme Spotlight – Segredos Revelados, uma das principais estreias da temporada. O evento, que presenteia leitores do 2º Caderno de ZH com uma sessão de cinema gratuita seguida por um bate-papo, ocorrerá na manhã do próximo sábado, no GNC Cinemas do Moinhos Shopping, em Porto Alegre.
Com direção de Thomas McCarthy (de O Agente da Estação e O Visitante), Spotlight é uma adaptação de uma história real que abalou as estruturas da Igreja Católica em 2002, quando uma série de reportagens expôs crimes sexuais cometidos ao longo de décadas por padres em Boston. O título do filme vem do nome do grupo de jornalismo investigativo do The Boston Globe, um dos mais importantes jornais dos Estados Unidos.
Em 2003, o trabalho da Spotlight foi consagrado com o prêmio Pulitzer “por sua cobertura corajosa e abrangente e pelo esforço que rompeu sigilos, enfrentou reações local, nacional e internacional e produziu mudanças na Igreja Católica Romana”. A produção foi escolhida o melhor filme de 2015 pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA. No domingo, Spotlight também concorreu ao Globo de Ouro – foi indicado em três categorias, melhor filme em drama, melhor direção e melhor roteiro, mas saiu sem prêmios do evento.
Inscreva-se:
O quê? Cineclube ZH com exibição do filme Spotlight – Segredos Revelados e debate. Apresentação do colunista Roger Lerina e participação das repórteres de ZH Larissa Roso e Letícia Duarte.
Onde e que horas? Sábado (16/1), às 10h15min, no GNC Moinhos.
Como participar? As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site zhora.co/cineclube2016.
Os primeiros 30 sócios do Clube do Assinante a se inscrever têm direito a um acompanhante. Clube do Assinante e GNC Cinemas oferecem pipoca e refrigerante para os espectadores. Chegue 30 minutos antes da sessão para a retirada dos ingressos. É indispensável a apresentação do documento de identidade.