Nada contra crianças - pelo contrário: tenho duas em casa. Nada contra crianças na cozinha - pelo contrário: curto muito quando nossa mais velha coloca um avental para ajudar a mãe. Nada contra o chef Troisgros - pelo contrário: adoraria encarar uma língua com ervilha preparada por ele e me deliciar com seu senso de humor no Chato pra Comer.
Leia mais:
Conheça alguns dos melhores programas de gastronomia da TV
Ticiano Osório: "Quero ser jurado de reality show"
Mas alguma coisa não funcionou no primeiro programa do Que Marravilha! Chefinhos, atração que estreia na noite desta quinta-feira, às 22h, no GNT, e que ZH pode assistir antes. Pela primeira vez, Troisgros estará ensinando crianças e adolescentes entre nove e 15 anos a fazer receitas. Mas faltou molho - faltou conflito. Talvez porque o primeiro chefinho, Mariano, 11 anos, já estivesse muito avançado nas lidas culinárias e no paladar. Sua mãe e sua avó também o descreveram como tranquilo, seguro, focado. Assim, em nenhum momento duvidei que o guri conseguiria repetir o prato proposto por Troisgros, um cordeiro à indiana com chutney de manga e maçã.
O programa bem que tenta criar uma tensão, com o cronômetro (são duas horas de "prova") e as penalidades aplicadas se o aprendiz de cozinheiro aperta o botão vermelho - que serve para pedir auxílio ao Batista. Não dá para engolir, contudo, que possa haver mistério quanto à aprovação do prato pelos familiares de Mariano - que mãe ou avó faria uma reclamação pública? O maior suspense desse primeiro episódio foi apenas saber quantas estrelas o menino mereceria do chef francês. Desse spoiler eu poupo vocês, mas não sem dizer que passei a gostar mais ainda de Troisgros - condescendência não faz parte do seu menu. As calças são curtas, mas a régua será alta.
QUE MARRAVILHA! CHEFINHO
Estreia do novo reality show de culinária nesta quinta, às 22h.
Exibições todas as quintas.
GNT