Entra ano, sai ano, e a discussão sempre volta à tona em Gramado: o Festival de Cinema é mais uma celebração à sétima arte ou chama mais a atenção pelas festas e pelo tapete vermelho?
Diários de Gramado: o abismo social no festival
Daniel Filho recebe homenagem: "os colegas são os grandes professores"
Leia todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado
No primeiro fim de semana de evento, o placar parece favorável à primeira opção: bons filmes, como o brasileiro Que Horas Ela Volta? e o uruguaio Zanahoria, foram bastante celebrados por público e crítica, enquanto as festas na cidade ainda não mostraram a efervescência de Gramado em anos anteriores. Para quem vem de fora, porém, o que parece chamar mais atenção é o clima de tapete vermelho.
Veja a análise de Daniel Feix para o segundo dia de Festival de Cinema de Gramado:
- Acho que o glamour é maior, até por causa de todo esse clima gerado pelo tapete vermelho, a expectativa pelas celebridades. Mas nós viemos ao Palácio dos Festivais porque queremos assistir aos filmes de hoje à noite - diz a empresária paranaense Maria Joana Malaggi, que posava para fotos na rua coberta.
Um bom sinal para quem torce pelo sucesso dos filmes gaúchos, brasileiros e latino-americanos é justamente a alta procura por ingressos. A brasiliense Vanessa Moreira, que veio a Gramado apenas para conhecer a cidade, aproveitou a data para prestigiar o Festival de Cinema. Teve de ser rápida, já que havia poucos ingressos nas bilheterias quando tentou comprar o seu:
- O festival incentiva a cultura e gera esse apelo popular. Fomos comprar ingresso e estava quase tudo esgotado, o que é um bom sinal. Mas, ainda assim, acho que a questão do glamour ainda é maior - avalia.
Homenageado, Daniel Filho fala sobre a importância do Festival de Cinema:
Ainda que as celebradas festas no Hotel Serrano, que voltaram a acontecer em 2015, após um pequeno hiato, não tenham tido o público de anos anteriores, a vida noturna de Gramado durante o festival ainda é um chamariz importante para a cidade nesta época. O professor Fernando Ferreira avalia que isso diminui a importância do cinema no evento:
- Faz parte do evento colocar gente famosa e criar esse clima de glamour. Mas o festival acaba sendo muito associado às festas de noite, e acho que desvia o foco.
Neste domingo, o Festival de Cinema de Gramado tem em sua programação oficial a mostra competitiva de curtas-metragens gaúchos, a exibição do curta paulista Miss & Grubs, do longa carioca O Fim e os Meios e a cerimônia de entrega do Prêmio Assembleia Legislativa. A programação dura até o próximo sábado, quando serão conhecidos os vencedores dos Kikitos.