Dizem que rir é o melhor remédio. Pelo sim ou pelo não, o certo é que opções para dar boas risadas não faltam na TV. E isso desde os primórdios da mídia no Brasil. O primeiro humorístico brasileiro foi ao ar em 20 de setembro de 1950, dois dias após a primeira transmissão oficial no país, e tinha o selo Mazzaropi (1912 - 1981) de qualidade. Tratava-se de Rancho Alegre, uma adaptação de um sucesso do rádio. O programa durou apenas alguns anos, mas abriu as portas para o genêro.
Leia mais:
Mistura de game show e humor, "Tomara que Caia" estreia neste domingo
Novo Zorra revitaliza TV de sábado
Tom Cavalcante volta à TV com #PartiuShopping, que estreia nesta segunda
Por aqui, muitos programas caíram no gosto de público e crítica, como Os Trapalhões, TV Pirata, Sai de Baixo, Chico Anysio, Viva o Gordo, A Grande Família, A Praça é Nossa, entre outros. Com a TV a cabo e a lei que instituiu cotas de programação nacional, o humor proliferou, tanto que já existem canais especializados, como TBS e Comedy Central. Novos programas estreiam a cada semana - este domingo é dia de Tomara que Caia, na RBS TV.
Além das opções nacionais, bons programas estrangeiros fazem sucesso no Brasil. Diante de muita oferta, o TVShow listou algumas das melhores opções e convidou um dos fenômenos do humor gaúcho para opinar. Confira.
TAPAS E BEIJOS (RBS TV) e TUDO PELA AUDIÊNCIA (Multishow)
"Gosto muito do Tapas e Beijos. Acho a Andréa Beltrão e a Fernanda Torres acima da média. O humor delas é fino e sutil, e o texto é muito bom. E também gosto muito do Tudo Pela Audiência. Está funcionando bem, parece um programa de improviso e a Tatá Werneck e o Fábio Porchat têm o timing, o espírito."
Jair Kobe, Humorista e criador do Guri de Uruguaiana
Onde ver: Tapas e Beijos, todas as terças, após Babilônia, na RBS TV, e pelo app Globo.TV. Tudo pela Audiência está no intervalo entre temporadas. As duas primeiras podem ser vistas no Net Now ou pelo app Globo.TV
* TVSHOW