Clique na imagem para ver o benefício
Destaques internacionais
No primeiro dia do Em Cena, o Theatro São Pedro receberá uma das principais atrações da programação deste ano: a norte-americana Meredith Monk (3 e 4/9). A compositora, cantora e coreógrafa (de tranças na foto) é conhecida desde os anos 1970 por seu trabalho multimídia. No espetáculo Meredith Monk & Vocal Ensemble: The Soul's Messenger, ela divide o palco com outros três artistas. Outro destaque é Attends, Attends, Attends... (Pour Mon Père), que vem da Bélgica (5 e 6/9). O solo do bailarino Cédric Charron tem direção de Jan Fabre, nome de destaque da arte contemporânea.
Foto: Olivier Guadah, divulgação
Rostos conhecidos
Nomes conhecidos do público pela atuação na TV estarão em peso no 22º Em Cena. Em Contrações (14, 15 e 16/9), Débora Falabella e Yara de Novaes mostram a relação de poder e assédio moral entre chefe e funcionária no texto do britânico Mike Bartlett - a direção da montagem é de Grace Passô. Já em Frida y Diego (5 e 6/9), Leona Cavalli e José Rubens Chachá levam ao palco a conturbada relação dos artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera. Há também Galileu Galilei (10, 11 e 12/9), com Denise Fraga na pele do cientista, e a volta de Renata Sorrah a Porto Alegre com Krum (18, 19 e 20/9), da Companhia Brasileira de Teatro - a atriz participou do festival de 2013, com Esta Criança. Marcos Breda está no elenco de Oleanna (4, 5 e 6/9), de Gustavo Paso, e Carmo Dalla Vecchia e Caco Ciocler sobem ao palco na peça Caesar (8, 9 e 10/9), baseada em Shakespeare.
Baby, Tulipa e Wisnik
Como de costume, a música integra boa parte da programação do festival. Neste Em Cena, Baby do Brasil (14/9) fará o show de A Menina Ainda Dança, DVD com sucessos de seus 40 anos de carreira. Outra atração é a cantora Tulipa Ruiz (9/9), que levará ao palco faixas do disco Dancê. Ao lado de Cid Campos, Adriana Calcanhotto (12/9) apresenta o espetáculo Musicapoesia. Já a cantora Zélia Duncan (16/9) mostrará canções de seu álbum em homenagem a Itamar Assumpção. Outro destaque é a cantora e violonista Badi Assad (20/9). Haverá também performances de Carlos Careqa (13/9), com tributo a Tom Waits; Zé Miguel Wisnik, Arthur Nestrovski, Sérgio Reze e Lívia Nestrovski (7/9), em Mortal Loucura; e Ná Ozzetti ao lado de Zé Miguel Wisnik (8/9) no espetáculo Ná e Zé.
Três vezes Shakespeare
Quem gosta de Shakespeare terá três montagens baseadas em textos do bardo inglês. Dirigida por Moacir Chaves, Rei Lear (17, 18 e 19/9) é encenada por três atrizes que interpretam diferentes personagens (foto ao lado). Na peça, o rei da Bretanha se vê obrigado a dividir o reino entre as três filhas para garantir a sua sucessão. Outra opção é Caesar (8, 9 e 10/9), com Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia, que o diretor Roberto Alvim adaptou da tragédia épica sobre o imperador romano Júlio César. Há também Ricardo III (16, 17 e 18/9), com direção de Sergio Módena. O espetáculo traz uma visão dos bastidores políticos de imoralidade e ambição desmesurada para se alcançar o poder, tendo como pano de fundo a história do rei Ricardo III na Inglaterra.
Peça "Rei Lear". Foto: Guga Melgar, divulgação
Grupo Cuidado que Mancha celebra 20 anos com "Como Diria Mamãe", peça para adultos
Confira atrações de teatro infantil
Festival de Inverno Experimenta Teatro apresenta cinco espetáculos em Porto Alegre
Dostoiévski e Tchekhov
A paulista Companhia da Memória traz à Capital Karamázov (7 e 8/9), espetáculo dirigido por Ruy Cortez que é composto de três peças apresentadas em sequência (Uma Anedota Suja, Os Irmãos e Os Meninos), inspiradas nas obras de Dostoiévski Uma História Lamentável e Os Irmãos Karamázov. Também de São Paulo vem a montagem 1 Gaivota - É Impossível Viver Sem Teatro (7 e 8/9), que tem à frente Nelson Baskerville. Mesmo diretor da elogiada Luis Antonio-Gabriela, Baskerville apresenta uma versão do clássico russo de Tchekhov. Já uma das opções infantis é o musical Como a Lua (12 e 13/9), de Pernambuco. O espetáculo de José Manoel Sobrinho conta a história de amor entre dois índios, permeada pelas canções compostas por João Falcão, que são executadas ao vivo.
Leia mais sobre espetáculos