Quem estiver em Porto Alegre nesta semana poderá se sentir um pouco mais perto da França. Desta segunda até sexta-feira, a Capital recebe o 1º Encontro França/Brasil, que reunirá atrações locais e internacionais em debates, exposições, shows e exibição de filmes na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e na Fnac.
Os franceses Plantu, diretor de cinema e artista gráfico que assina charges no jornal Le Monde, e Madelena Trabuco, compositora e intérprete de música pop, são alguns dos destaques da programação, que também conta com apresentações das cantoras Ana Lonardi e Luana Pacheco e debates com intelectuais como Armindo Trevisan (confira abaixo mais destaques e a programação completa em www.soldosul.fr).
Leia mais:
Plantu: "É o início de uma grande pedagogia mundial da imagem"
"Piaf! O Show"celebra o centenário de nascimento de Édith Piaf
O evento é realizado pela associação Sol do Sul, criada na França, em 2003, pela porto-alegrense Jaqueline Dreyer, que mora em Paris. A instituição também já promoveu duas edições do Festival do Rio Grande do Sul de Paris, em 2013 e 2014, com objetivo de divulgar na capital francesa a cultura, as atrações turísticas e a história do Estado.
Cantora francesa Zaz funde jazz, canção francesa, soul e pop
- A intenção da associação é mostrar que o Brasil é bem mais amplo do que muitos europeus pensam. Muitos franceses ainda pensam que no Sul falamos espanhol e temos uma cultura igual à dos argentinos - explica a organizadora Jaqueline.
Para selar ainda o intercâmbio entre França e Rio Grande do Sul, a associação decidiu realizar o encontro também em Porto Alegre. E a proposta é ir além das atrações culturais, como na palestra Turismo Brasileiro por um Olhar Francês, com o psicólogo e fotógrafo Jean Pierre Guis, na terça-feira, às 14h, no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ.
- Buscamos estimular o turismo e articular uma maior movimentação nos negócios entre a França e o Estado. Com a difusão da cultura, vêm também as trocas comerciais. Apenas conhecendo nossa relação com o churrasco e o chimarrão, por exemplo, os franceses terão interesse em consumir artigos como espetos ou produtos como a erva-mate - conclui Jaqueline.
Confira destaques da programação:
-Três cantoras fazem pocket-shows na Sala de Exposições Majestic da CCMQ, nesta terça-feira, às 19h. Ana Lonardi (foto) interpretará sambas e jazz francês; Luana Pacheco cantará músicas conhecidas na voz de Édith Piaf; e a francesa Madalena Trabuco apresentará suas composições pop. Entrada Franca.
-20 artistas gaúchos oferecem sua visão sobre a França em mostra na Sala de Exposições Majestic da Casa de Cultura Mario Quintana. Com curadoria da fotógrafa Dulce Helfer, a exposição conta com trabalhos de diferentes áreas, como desenhos de Santiago, esculturas de Bez Batti e fotografias de Gilberto Perin. A visitação pode ser feita desta terça-feira até 24 de julho. Entrada franca.
-Na sala Paulo Amorim, haverá a exibição de três longas franceses na quarta-feira: Ser ou Ter (2002, de Nicolas Philibert), às (15h), documentário sobre a vida em uma escola primária em uma pequena comunidade francesa; O Espinho no Coração (2009, de Michel Gondry), às 17h, que aborda a vida real de uma professora, tia do diretor; e A Batalha de Solferino (2013, de Justine Triet), às 19h, drama ambientado nas eleições francesas de 2012. Os ingressos custam R$ 7.
-O poeta e ensaísta Armindo Trevisan, o secretário da Cultura Victor Hugo e o jornalista Émerson Martinez Fortes participam de debate sobre a importância do trabalho de Mario Quintana como tradutor para a divulgação da literatura francesa no Brasil. Elena Quintana, sobrinha do poeta, também participa do encontro. O bate-papo será na quarta-feira, às 14h, no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ. Entrada Franca.
-O cartunista e diretor francês Plantu, conhecido como chargista da capa do Le Monde, faz sessão comentada do documentário Caricaturistes - Le Fantassins de La Démocratie (2014), que conta com depoimentos de caricaturistas de diferentes partes do mundo. A exibição será na quinta-feira, às 15h, e os ingressos custam R$ 7.