Uma das mais importantes escolas da arte cinematográfica, o expressionismo, movimento que tomou forma na Alemanha dos anos 1920, é um tema recorrente de mostras realizadas na Capital. A que tem início nesta terça-feira, e segue até 30 de junho, no Cine Santander, porém, apresenta não apenas os títulos mais óbvios do guia elementar da cinefilia.
Entre os 25 filmes da mostra Expressionismo Alemão, estão presentes, lógico, O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, Nosferatu - Uma Sinfonia do Horror, de F.W. Murnau, Metrópolis, de Fritz Lang, e O Golem, de Carl Boese e Paul Wegener, entre outros clássicos. Mas estão também obras não tão conhecidas como essas, como As Mãos de Orlac, de Wiene, Da Aurora à Meia-Noite, de K. H. Martin, e Algol - A Tragédia do Poder, de Hans Werckmeister.
A programação foi formatada em quatro blocos temáticos, que mostram diferentes aspectos do movimento estético que incorporou elementos da arte moderna (como os cenários distorcidos), da fantasia, do horror e da ficção científica para espelhar o clima sombrio que a Alemanha vivia após a derrocada na I Guerra (1914 - 1918): Pesadelos e Monstruosidades reúne longas com a presença de monstros reais ou imaginários; Vida Artificial e Mundos Fantásticos traz a prospecção futurista acerca da tecnologia, da vida nas grandes cidades e da exploração do espaço; e Dramas Humanos foca nos dilemas existenciais impostos pela crise econômica e social vivida à época. O quarto bloco temático, Influências e Adaptações, reúne sete longas de diretores quem imprimiram em alguns de seus trabalhos marcas do expressionismo, de Alfred Hitchcock a Tim Burton.
Realização do Santander Cultural em parceria com o Instituto Goethe e o Sesc, a mostra terá no próximo dia 13, às 19h, a exibição da versão recentemente restaurada de Metrópolis, produzida a partir de cenas consideradas perdidas que foram encontradas no Museo del Cine de Buenos Aires, na Argentina. A sessão será seguida de debate com os pesquisadores de cinema e especialistas no filme Marcelo Severo e Felipe M. Guerra.
Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (maiores de 60 anos e estudantes). A sala não abre às segundas-feiras.
Confira a programação e as sinopses dos filmes:
2 de junho
15h -O Golem, de Carl Boese e Paul Wegener
17h - As Mãos de Orlac, de Robert Wiene
19h - Da Aurora à Meia-Noite, de Karl Heinz Martin
3 de junho
15h - O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene
17h - O Gabinete das Figuras de Cera Leo Birinsky, de Paul Leni
19h - Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror, de F.W. Murnau
4 de junho
15h - As Mãos de Orlac, de Robert Wiene
17h - Da Aurora à Meia-Noite, de Karl Heinz Martin
19h - O Golem Carl Boese, de Paul Wegener
5 de junho
15h - O Gabinete das Figuras de Cera, de Leo Birinsky e Paul Leni
17h - Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror, de F.W. Murnau
19h - O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene
6 de junho
15h - Da Aurora à Meia-Noite, de Karl Heinz Martin
17h - O Golem Carl Boese, de Paul Wegener
19h - As Mãos de Orlac, de Robert Wiene
7 de junho
15h - Nosferatu, Uma Sinfonia do Horror, de F.W. Murnau
17h - O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene
19h - O Gabinete das Figuras de Cera Leo Birinsky, de Paul Leni
9 de junho
15h - Algol - A Tragédia do Poder, de Hans Werckmeister
17h - As Mãos de Orlac, de Robert Wiene
19h - Os Nibelungos Parte 1: A Morte de Siegfried, de Fritz Lang
10 de junho
15h - O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene
17h - Da Aurora à Meia-Noite, de Karl Heinz Martin
19h - Os Nibelungos Parte 2: A Vingança de Kremilda, de Fritz Lang
11 de junho
15h - Fantasma, de F.W. Murnau
17h - Algol - A Tragédia do Poder, de Hans Werckmeister
19h - Os Nibelungos Parte 1: A Morte de Siegfried, de Fritz Lang
12 de junho
15h - Fausto, de F.W. Murnau
17h - Fantasma, de F.W. Murnau
19h - Os Nibelungos Parte 2: A Vingança de Kremilda , de Fritz Lang
13 de junho
15h - Algol - A Tragédia do Poder, de Hans Werckmeister
17h - Fausto, de F.W. Murnau
19h Metrópolis, de Fritz Lang (sessão comentada pelos pesquisadores de cinema Marcelo Severo e Felipe M. Guerra)
14 de junho
15h, 17h e 19h - O Estranho Mundo, de de Jack Henry Selick
16 de junho
15h - Fantasma, de F.W. Murnau
17h - Fausto, de F.W. Murnau
19h - Metrópolis, de Fritz Lang
17 de junho
15h - O Testamento do Dr. Mabuse, de Fritz Lang
17h - Segredos de uma Alma, de Georg Wilhelm Pabst
19h - Os Nibelungos Parte 1: A Morte de Siegfried, de Fritz Lang
18 de junho
15h - A Caixa de Pandora, de Georg Wilhelm Pabst
17h -O Homem que Ri, de Paul Leni
19h - Os Nibelungos Parte 2: A Vingança de Kremilda, de Fritz Lang
19 de junho
15h - Segredos de uma Alma, de Georg Wilhelm Pabst
17h - A Última Gargalhada, de F.W. Murnau
19h - Metrópolis, de Fritz Lang
20 de junho
15h - A Última Gargalhada, de F.W. Murnau
17h - A Caixa de Pandora, de Georg Wilhelm Pabst
19h - O Testamento do Dr. Mabuse, de Fritz Lang
21 de junho
15h -O Homem que Ri, de Paul Leni
17h - O Anjo Azul, de Josef von Sternberg
19h - Segredos de uma Alma, de Georg Wilhelm Pabst
23 de junho
15h -O Anjo Azul, de Josef von Sternberg
17h - O Testamento do Dr. Mabuse de Fritz Lang
19h - A Caixa de Pandora, de Georg Wilhelm Pabst
24 de junho
15h - A Última Gargalhada, de F.W. Murnau
17h - O Homem que Ri, de Paul Leni
19h - O Anjo Azul, de Josef von Sternberg
25 de junho
15h - A Sombra de uma Dúvida, de Alfred Hitchcock
17h - Relíquia Macabra, de John Huston
19h - À Meia Luz,de George Cukor
26 de junho
15h - Batman - O Retorno, de Tim Burton
17h - Cidade das Sombras, de Alex Proyas
19h - Alien, O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott
27 de junho
15h - Relíquia Macabra, de John Huston
17h - À Meia Luz, de George Cukor
19h - A Sombra de uma Dúvida, de Alfred Hitchcock
28 de junho
15h - Cidade das Sombras, de Alex Proyas
17h - Alien, O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott
19h - Batman - O Retorno Tim Burton
29 de junho
15h - À Meia Luz, de George Cukor
17h - A Sombra de uma Dúvida, de Alfred Hitchcock
19h - Relíquia Macabra, de John Huston
30 de junho
15h - Alien, O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott
17h - Batman - O Retorno, de Tim Burton
19h - Cidade das Sombras, de Alex Proyas
Pesadelos e Monstruosidades
AURORA À MEIA-NOITE (Alemanha, 1920,65min), de Karl Heinz Martin. Um humilde bancário, que trabalha visando apenas o sustento da família, tem sua vida virada de cabeça para baixo depois que uma rica madame italiana visita a agência. Cansado da vida monótona e injusta que leva, ele rouba uma pequena fortuna e foge para a capital, mas será atormentado pela própria consciência. De Karl Heinz Martin
O GABINETE DAS FIGURAS DE CERA (Alemanha, 1924, 83min), de Leo Birinsky e Paul Leni.Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos que ganharam sua própria estátua no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa Harun al Raschid; Ivan, o Terrível e Jack, o Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.
O GABINETE DO DR. CALIGARI (Alemanha, 1920, 78min), de Robert Wiene. Uma das atrações de um parque de diversões é a tenda do misterioso Dr. Caligari. Ele apresenta ao público o sonâmbulo Cesare, um rapaz que supostamente estaria adormecido há 23 anos e teria o dom de prever o futuro. À noite, Cesare perambula pela cidade concretizando as previsões funestas do seu mestre.
O GOLEM (Alemanha, 1920,72min), de Carl Boese e Paul Wegener .Na Praga do século 16, o imperador baixa um decreto contra os judeus, ordenando que abandonem o reino. Para proteger seu povo, um rabino resolve despertar o Golem, uma criatura mítica da tradição judaica que é feita de barro e obedece cegamente às ordens do seu criador. Mas o monstro foge do seu controle e se torna uma ameaça para todos.
AS MÃOS DE ORLAC (Alemanha/Áustria, 1924,113min), de Robert Wiene. Orlac é um virtuoso pianista que sofre um terrível acidente de trem e tem suas mãos decepadas. Ele passa por um procedimento experimental e lhe são implantados os membros de um assassino que acabara de ser executado. Quando descobre a quem pertenciam suas novas mãos, Orlac começa a acreditar que também tem predisposição para matar.
NOSFERATU, UMA SINFONIA DO HORROR (Alemanha, 1922,81min), de F.W. Murnau. Nesta versão não-autorizada do livro Drácula, de Bram Stoker, o agente imobiliário Hutter viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo ao excêntrico Conde Orlock. O nobre na verdade é um vampiro milenar que se apaixona por Ellen, a esposa de Hutter, e se muda para Bremen, na Alemanha, espalhando o terror e a peste pelo caminho
Vida Artificial e Mundos Fantásticos
ALGOL - A TRAGÉDIA DO PODER ( Alemanha, 1920, 98 min), de Hans Werckmeister. Um habitante do planeta Algol revela ao mineiro Robert o segredo de uma fonte de energia eterna. Graças a essa tecnologia, ele se torna a pessoa mais poderosa do mundo. Mas suas riquezas não o tornam uma pessoa feliz e pacífica; pelo contrário, sua ambição obsessiva por um poder cada vez maior arruína tudo à sua volta, e a destruição da máquina pode ser a única salvação para Robert.
FANTASMA (Alemanha, 1922,145min), de F.W. Murnau. Lorenz, um humilde escritor, é atropelado por uma carruagem, mas se apaixona pela mulher que estava no veículo - Veronika, herdeira de uma das famílias mais ricas da cidade. Na busca por sua amada, Lorenz descobre que ela tem uma sósia, Melitta, que trabalha num cabaré decadente.
FAUSTO (Alemanha, 1926), de F.W. Murnau. Versão expressionista da clássica peça de Goethe. Fausto é um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Ciente da própria mortalidade, resolve vender a alma ao Diabo em troca da juventude. Mas o rejuvenescido Fausto se apaixona por uma jovem italiana e começa a questionar o pacto firmado.
METRÓPOLIS (Alemanha, 1927, 153 min), de Fritz Lang. Em Metrópolis, uma cidade do futuro, os poderosos vivem felizes na superfície enquanto os operários passam os dias em regime de escravidão nos subterrâneos, idolatrando uma líder espiritual chamada Maria. Tentando mantê-los sob controle, o governante de Metrópolis pede a um cientista para fabricar um robô com a forma da garota e infiltrá-lo entre os operários para semear a discórdia.
OS NIBELUNGOS PARTE 1: A MORTE DE SIEGFRIED (Alemanha, 1924,158min), de Fritz Lang. Primeira parte da adaptação de uma velha lenda escandinava. Narra as incríveis aventuras do herói Siegfried, filho do Rei Sigmund, que enfrenta dragões e os Nibelungos (anões que vivem debaixo da terra) em busca de tesouros, mas corre o risco de perder a cabeça por ordem da traída e rancorosa rainha Brunhilda..
OS NIBELUNGOS PARTE 2 : A VINGANÇA DE KREMILDA (Alemanha, 1924), de Fritz Lang. Pesarosa com o destino de seu amado Siegfried, Kremilda se casa com Átila, o Rei dos Hunos, para pôr em prática um ambicioso plano de vingança. Ela pede que os hunos tragam-lhe a cabeça de Hagen, o assassino de Siegfried. Mas ele é protegido pelos seus irmãos, dando início a uma grandiosa batalha.
Dramas humanos
O ANJO AZUL (Alemanha, 1930, 124min), de Josef von Sternberg. mmanuel é um velho professor que flagra seus alunos trocando fotos de mulheres seminuas. Ao descobrir que as imagens vêm de uma casa noturna chamada Anjo Azul, ele resolve ir até lá para repreender os responsáveis, mas acaba se apaixonando por uma sexy dançarina e vê sua vida desmoronar..
A CAIXA DE PANDORA ( Alemanha, 1929, 152min), de Georg Wilhelm Pabst. A bela dançarina Lulu se envolve com um rico dono de jornal que é comprometido e se casará em breve. Eles acabam sendo flagrados pela noiva, que rompe o compromisso. Para que sua honra não seja jogada na lama, o homem resolve casar-se com Lulu. É o início de um complicado jogo de sedução, exploração sexual e morte.
O HOMEM QUE RI (Estados Unidos, 1928, 110min), de Paul Leni. Herdeiro de um ducado, o jovem Gwynplaine vê seu pai ser executado pelo rei, que também manda desfigurá-lo. A horrível cicatriz deixa-lhe um perpétuo e macabro sorriso no rosto. Já crescido, o rapaz se transforma num famoso palhaço de circo e se apaixona por uma garota cega. Baseado no livro do escritor francês Victor Hugo.
SEGREDOS DE UMA ALMA (Alemanha, 1926, 97min), de Georg Wilhelm Pabst.. Martin é um professor atormentado, ao mesmo tempo, por um irracional medo de facas e pela irresistível compulsão de matar sua esposa. Sofrendo com terríveis pesadelos, ele resolve procurar um psicanalista em busca de tratamento. Considerado o primeiro filme psicanalítico, foi baseado num caso clínico verdadeiro tratado por Sigmund Freud.
O TESTAMENTO DO DR. MABUSE (Alemanha, 1933, 122min), de Fritz Lang. Investigando uma onda de crimes que vem varrendo Berlim, o comissário Lohmann descobre que todas as pistas levam ao terrível Dr. Mabuse, vilão que está encarcerado há muitos anos num hospital para criminosos insanos.
A ÚLTIMA GARGALHADA (Alemanha, 1924, 91min), de F.W. Murnau. O idoso porteiro de um elegante hotel de Berlim sente orgulho do seu trabalho e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme. Entretanto, o novo gerente do hotel acredita que ele está velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isso provoca um efeito desastroso na autoestima do homem.. G: Drama. CI: 12 anos.
Influências e Adaptações
À MEIA LUZ (Estados Unidos, 1944, 114min), de George Cukor. A jovem Paula encontra o cadáver da tia Alice, que foi assassinada em sua casa. A polícia investiga o caso, mas não encontra o culpado. Dez anos depois, Paula volta a viver na mesma casa, agora com seu marido, que a mantém cada vez mais isolada. Isso faz com que as lembranças do passado comecem a enlouquecê-la. Baseado na peça de Patrick Hamilton.
ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (Estados Unidos/Grã-Bretanha, 1979, 117min), de Ridley Scott. Num futuro próximo, nave espacial recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena assassino que cresce a cada nova vítima..
BATMAN - O RETORNO (Estados Unidos/Grã-Bretanha, 1992 126min), de Tim Burton,
A aliança do magnata sem escrúpulos Max Shreck com o monstruoso Pinguim abala a calma e a tranquilidade dos habitantes de Gotham City. Só o herói Batman pode impedir que estes vilões tomem conta da cidade. Mas a situação se complica com a aparição da Mulher-Gato, que sabe seduzir e manejar um chicote com a mesma facilidade.
CIDADE DAS SOMBRAS (Austrália/Estados Unidos, 1998, 100min), de Alex Proyas. Num mundo estranho e sombrio, onde a noite parece ser permanente, John Murdoch acorda num quarto de hotel, sozinho e sem memória. Ele não demora a descobrir que está sendo procurado pela polícia por brutais assassinatos que sequer lembra de ter cometido. Sem saber em quem confiar, Murdoch tenta descobrir a verdade sobre o caso e sobre si mesmo.
O ESTRANHO MUNDO DE JACK (Estados Unidos, 1993, 76min), de Henry Selick. Jack Skellington é um ser que vive na Cidade do Halloween, um local habitado por criaturas fantásticas que passam o ano organizando o Dia das Bruxas. Certo dia, ele resolve atravessar o Portal do Natal para conhecer outro tipo de festividade. Encantado com o que vê, Jack volta para casa e convence seus amigos da Cidade do Halloween a sequestrarem o Papai Noel para fazer o seu próprio Natal.
RELÍQUIA MACABRA (Estados Unidos, 1941,100min), de John Huston. Um detetive é assassinado enquanto segue um suspeito a pedido de uma bela cliente. Seu parceiro Sam Spade resolve investigar o caso e se depara com uma excêntrica galeria de pessoas desonestas envolvidas na busca a uma estátua com uma jóia incrustada - uma relíquia pela qual vale a pena matar e morrer. Baseado no livro de Dashiell Hammett..
A SOMBRA DE UMA DÚVIDA (Estados Unidos, 1943, 108min), de Alfred Hitchcock. Charlie se muda para uma pequena cidade californiana e vai morar na casa dos parentes. Sua jovem sobrinha começa a desconfiar que ele pode ser um terrível assassino de viúvas que fugiu da Filadélfia após diversos crimes. Agora a garota precisa encontrar provas da verdadeira identidade do tio antes de tornar-se sua próxima vítima.