Diretor de cinema, teatro e óperas, Sergio Renán morreu no sábado, aos 82 anos. O cineasta argentino ficou conhecido como o primeiro a levar um filme do país vizinho ao Oscar. A façanha foi alcançada com A Trégua, que em 1974 foi indicado ao prêmio de melhor longa-metragem estrangeiro.
Renán, cujo verdadeiro nome era Samuel Kohan, era filho de imigrantes de origem russa que chegaram a Argentina e se estabeleceram na província de Entre Ríos. Nos últimos meses, ele fora hospitalizado várias vezes para tratar de um câncer de laringe. Em maio, chegou a ser submetido a uma traqueostomia.
A Trégua (1974) era uma adaptação do romance homônimo de Mario Benedetti. Tinha o lendário ator argentino Héctor Alterio no elenco, além de Ana María Picchio. Outros de seus filmes conhecidos são Obrigado pelo Fogo (1983) e O Sonho dos Heróis (1997). Renán também trabalhou como ator, em longas como Os Sete Loucos (1973), e em montagens teatrais e operísticas que levou, por exemplo, ao histórico Teatro Colón, do qual foi administrador por duas vezes a partir de 1989.
Veja o trailer de A Trégua: