Começou nesta segunda-feira, dia 20, no Jornal Nacional, uma série sobre grandes reportagens e coberturas jornalísticas da Globo nas últimas cinco décadas.
Conduzido por William Bonner, o especial reúne, em uma mesa-redonda, grandes jornalistas da emissora, como Glória Maria, Pedro Bial, Sandra Passarinho, Tino Marcos, Fátima Bernardes, Caco Barcellos, entre outros.
Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento
Com cinco episódios, divididos por décadas, a série relembra os principais acontecimentos no Brasil e no mundo por meio do olhar de quem fez a notícia. Nela, é possível ver, passo a passo, a construção do jornalismo televisivo no Brasil. Os jornalistas falam dos momentos marcantes de suas carreiras, dos colegas de profissão e das dificuldades e desafios para que cada história pudesse ser contada em detalhes ao público.
O primeiro episódio, sobre a década de 1965 a 1974, trouxe vídeos da construção da Globo, a grande enchente de 1966 no Rio de Janeiro e a primeira grande cobertura do Jornal Nacional: a chegada do homem à Lua, em reportagem de Hilton Gomes.
Os jornalistas também falam sobre o desafio de se fazer um telejornal em plena ditadura e com tantas restrições impostas pelo então governo. Foi quando o jornalismo internacional ganhou destaque na TV, com episódios como o Setembro Negro, o atentado durante os Jogos Olímpicos de Munique, o escândalo de Watergate e a renúncia do presidente americano Richard Nixon. No episódio, Sandra Passarinho é homenageada pelos colegas, que relembram sua grande cobertura da Revolução dos Cravos, em Portugal, em 1974.