O 7º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre (Fitrupa) tomará a cidade de assalto com uma programação intensa a partir deste domingo. Focado em teatro e dança, o evento promoverá uma espécie de ocupação artística das ruas, com espetáculos, intervenções urbanas e performances. Ao ar livre e gratuitas, as atrações ocorrem, em sua maioria, no Centro e na Redenção, mas também se distribuem por 27 bairros. A invasão dura até 15 de abril.
Ao todo, serão 76 apresentações, de 22 grupos - dois franceses, três nacionais (de MG, SC e SP) e 17 gaúchos. A curadoria do festival buscou manifestações que dialogam com o ambiente urbano, portanto há muitas produções concebidas para locais específicos, como Lombay - Uma Fábula Urbana (na Lomba do Pinheiro) e O Mapa (no Vila Flores). Em comum, as produções selecionadas exprimem a diretriz do festival: repensar a cidade pela lente da arte e dialogar com o público amplo e variado das ruas.
- O festival devolve à cidade o pensamento dos artistas que se debruçaram sobre ela para fazer um espetáculo - explica o diretor artístico e coordenador geral Alexandre Vargas.
Esse diálogo com a cidade é costurado de maneira mais lírica por algumas companhias e mais crítica por outras. As duas grandes atrações, importadas da França, são um bom exemplo: Cie. L'Homme Debout, com Vénus, levará uma gigantesca boneca de vime a percorrer a cidade despertando a poesia do imaginário infantil; Cie. Kumulus, em Silêncio Ensurdecedor, construirá um lixão onde homens se confundirão com detritos em plena Praça da Matriz. Os dois espetáculos se inserem na proposta de estímulo ao teatro local. De grande porte, contradizem a percepção comum do teatro de rua como um "teatro menor":
- O que nos faz trazer um espetáculo como o do Kumulus é o impacto estético que ele pode ter, no sentido de gerar outras produções - diz Vargas.
Essa preocupação com o cenário local também se desdobra nas atividades paralelas e numa rodada de negócios com curadores de outros eventos. Nesta edição, a captação de verbas do festival pulou de R$ 700 mil para R$ 800 mil, mas o objetivo era duas vezes maior. Por isso, o plano de convidar mais companhias estrangeiras precisou ser adiado. Para 2016, a organização projeta mais atrações infantis de rua e um encontro brasileiro de festivais de artes cênicas.
7º Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre
De 5 a 15 de abril de 2015. Mostra de artes de rua (teatro, dança, performance e outros) em diversos pontos de Porto Alegre, além de seminários, cursos e rodada de negócios.
Espetáculos deste domingo:
Lombay - Uma Fábula Urbana, do Coletivo Das Flor. Às 15h, na Rua Beco da Taquara, 336 - Lomba do Pinheiro.
Automákina - Universo Deslizante, do Grupo de Teatro de Pernas pro Ar. Às 16h, no Parque Farroupilha - Expedicionário.
Ramal 340: Sobre a Migração das Sardinhas ou Porque as Pessoas Simplesmente Vão Embora, do Coletivo Errática. Às 20h, na Estação da Cultura, em Montenegro (RS).
Preste atenção! Veja a programação dos dias seguintes em ftrpa.com.br.