Poucos gêneros musicais são tão agregadores quanto o samba. E foi para reunir em disco os companheiros de estrada que o porto-alegrense Caio Martinez lançou Coisas Nossas. O músico apresenta as composições de seu álbum de estreia na quinta-feira, às 20h, no Theatro Treze de Maio. O show, gratuito, terá participação dos santa-marienses Paola Matos e Pedro Ribas.
:: Leia mais notícias de Cultura e Lazer
Bebendo das melodias da velha guarda, em especial, Cartola, Noel Rosa e Chico Buarque _ uma herança dos pais _, Martinez enveredou pelo samba. Aos sete anos, encarou o palco pela primeira vez, ao cantar em um festival infantil. Mais tarde, deixou o curso de Biologia da UFRGS para se dedicar à música em tempo integral. Como vocalista dos grupos Feijoada Completa e Gafieira Ziriguidum, Martinez fez um "trabalho de pesquisa comprometido com a tradição do samba e dos ritmos brasileiros mais ancestrais." Isso, segundo ele, contribuiu para a revalorização do samba no sul do país.
_ Quando comecei a compor, tive a certeza de que o trabalho autoral teria um significado especial _ justifica Martinez ao ser questionado sobre o motivo que o levou a encarar o desafio da carreira solo.
A arte sorriu de volta e o agradeceu com uma coleção de prêmios em festivais Brasil afora. Mas não foi só o reconhecimento da crítica que o sambista conquistou ao longo do tempo. Gravado de forma independente em seu estúdio particular, entre 2012 e 2014, Coisas Nossas conta com a participação de diversos instrumentistas. Conforme Martinez, além de terem trabalhado com ele ao longo da carreira, acabaram se tornando seus "grandes amigos".
_ Esse disco traz no repertório canções que marcaram minha passagem por festivais de música popular pelo Brasil e, ainda, algumas obras compostas especialmente para o disco. Eu assino os arranjos, exceto em duas faixas, arranjadas uma pelo Cristian Sperandir e outra por Pedro Franco, que atualmente trabalha com Maria Bethânia _ revela.
No show de quinta, o sambista estará acompanhado de uma banda formada por João Vicente Macedo (violão sete cordas), Fábio Cabelinho (cavaquinho), Lucian Krolow (flauta), Bruno Coelho (percussão), Giovanni Berti (pandeiro). Mas o espetáculo, que tem produção de Jana Dalla Vecchia, terá a participação de dois artistas bastante conhecidos do público local.
_ Tenho uma afinidade muito especial com a Paola, pois ela busca uma sonoridade brasileira no seu trabalho. No seu disco Brasileirice, para minha sorte, participo da autoria de três canções. O Pedro Ribas integra o Clube do Samba, que dispensa comentários. Uma voz ímpar, talentoso e uma figura especial. Me identifico muito com os dois. Vai ser um grande momento _ elogia Martinez.
Enquanto não realiza o sonho de compor um samba em parceria com Paulinho da Viola, Martinez mostra ao público santa-mariense os motivos pelos quais vem ganhando destaque como um dos expoentes da nova safra de intérpretes da música brasileira.
Caio Martinez
Com: João Vicente Macedo (violão sete cordas), Fábio Cabelinho (cavaquinho), Lucian Krolow (flauta), Bruno Coelho (percussão), Giovanni Berti (pandeiro)
Quando: Quinta-feira, às 20h
Classificação: livre
Onde: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/nº) Fone: (55) 3028-0909
Quanto: de graça