Até a segunda metade dos anos 2000, o sertanejo era um gênero claudicante no top 10 das rádios. Sem força para competir com estrelas internacionais, como Beyoncé, Rihanna e afins, chegou a amargar um 17º lugar em 2007. A coisa mudou com a entrada de Victor & Leo, que emplacou Tem que Ser Você no número 8 em 2008. A partir daí, o gênero brigaria de igual para igual com outros estilos, chegando ao massacre de 2011, quando ocupou 9 de 10 posições entre as mais ouvidas no rádio no Brasil.
Leia outras notícias sobre música
Sertanejo domina o mercado e se torna a nova música pop brasileira
Sorocaba, da dupla com Fernando e um dos maiores arrecadadores de direitos autorais do Brasil, explica que isso só foi possível porque o gênero soube aproveitar uma janela de oportunidade.
- Acredito que a música sertaneja atual conquistou seu espaço por ter dado uma repaginada no estilo. O ritmo é mais acelerado, mais parecido com o country americano ou com o pop. Isso faz com que o público se identifique, e o mercado, por consequência, se amplie.
Decano do gênero, Chitãozinho, da dupla com Xororó, afirma que a renovação só trouxe benefícios:
- No final do ano passado, cantamos para 70 mil pessoas aí em Esteio. Isso não seria possível se esse pessoal novo não tivesse aparecido.
Em 1 minuto, a escalada de sucesso dos sertanejos:
A única artista dos últimos anos a levar algum perigo ao trator sertanejo foi a britânica Adele. Em 2012, um ano depois de ter lançado um dos discos mais vendidos da história (21), ela conseguiu colocar duas canções no top 10 - Set Fire to the Rain (3º) e Someone Like You (5º).
No universo da música digital, o sertanejo também já mostra seu peso. Mozão, de Lucas Lucco, foi o videoclipe mais visto pelos brasileiros no YouTube em 2014. Na loja virtual iTunes e no serviço de streaming Deezer, dos 10 álbuns mais ouvidos no Brasil, quatro são de sertanejo. No Spotify, a proporção é um pouco menor: de 10, dois são sertanejos.
Com uma base sólida e sem concorrentes à altura, parece impossível imaginar um futuro em que o sertanejo não seja a música pop brasileira. Goste-se ou não.
Seguuuuuura, peão!
Antes lanterninha, sertanejo hoje lidera todos os rankings que interessam
Gênero domina o top 10 do rádio e é o que mais arrecada em direitos autorais
Gustavo Brigatti
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: