Procure no Google "como se candidatar a Miss Brasil" e você será levado à página oficial do evento, com regras clássicas e pouco específicas ("deverá ter no mínimo 18 anos e até 25 anos", "ser solteira e sem filhos", "cirurgias plásticas devem ser feitas até dois meses antes da preparação para o concurso"). Veja bem, ninguém fala que só poderão concorrer à posição de mais bela mulher do país aquelas que trajarem de 32 a 36 ou aquelas cujas cinturas caibam confortavelmente em um Cheetos tubo.
E, embora poucos entendam 100% do que uma miss faz após ser coroada - o que é certo é que, além de servir como embaixadora da localidade que lhe premiou, o papel envolve ficar de pé e abanar bastante -, dá para entender que as aspirantes a misses de qualquer idade, em qualquer concurso, encaram uma carga pesada de julgamento alheio. O debate sobre padrões suscitado pela radiante Vanessa Braga, concorrente a Garota Verão Canguçu, não foi o primeiro nem foi o último (tomara). Você provavelmente lembra dessas outras garotas que aspiraram a faixas de miss:
Conheça Vanessa Braga, a menina de Canguçu que chamou a atenção da internet
Gorda demais?
Valdnéia Borges de Abreu, que se candidatou a Rainha da Festa da Uva em 2013, ganhou o coração dos caxienses, embora não tenha vencido o concurso. Com 1,50m e quase 90 quilos, era dona de uma autoestima acima da média e falava com verdade quando dizia que as italianinhas, como ela, não eram magricelas. A vibração era tão boa que a jovem foi eleita a favorita do público em eleição promovida pela internet pelo jornal Pioneiro.
Já Honey Boo Boo talvez tenha sido a primeira embaixadora da beleza sincera. Depois de participações no seriado Toddlers & Tiaras (que mostra o cotidiano de crianças em concursos de beleza) em que sua personalidade se destacou, a garotinha loura de olhos azuis saltados e barriguinha saliente, cujos maiores prazeres são comer açúcar e ser uma diva, ganhou um seriado próprio.
Here's Honey Boo Boo mostrou Alana Thompson participando de uma série de concursos absurdos enquanto uma série de críticos questionou sua saúde, sua alimentação, etc, etc, enquanto talvez a única coisa realmente questionável - e que provocou o cancelamento do reality show - era a superexposição da garotinha.
Gordofobia: quando o sobrepeso é alvo de intolerância e preconceito
Normal demais?
A concorrente mexicana a Miss Universo em 2013 era Cynthia Duque, uma garota linda e absolutamente normal, que, por não ter a barriga chapada das outras concorrentes, foi chamada, entre outras coisas, de "vaca", "gorda", e "cara redonda" (???). Ela parece não ter se importado, tanto que arrasou no desfile em Moscou (mas não se classificou para as semifinais do concurso):
Já a Miss América 2013 Mallory Hagan foi acusada por uma participante do concurso de ser "gorda para c***lho" depois de vencer o concurso e ganhar uns quilinhos. Mallory respondeu de uma maneira bastante "vida real" ao insulto da colega:
- Bem, sabe, acho que sou humana, gosto de dizer que se preparar para o Miss America é igual a se preparar para uma luta de boxe. Ficamos em forma para a competição, mas depois a vida volta ao normal - disse ela em entrevista ao apresentador Anderson Cooper.
Teve quem se prestasse a fazer vídeo de antes e depois: