A música e a alegria de Nico Nicolaiewsky, morto em fevereiro, aos 56 anos, nunca ficaram restritas aos teatros e auditórios. O artista, que chegou a gravar um DVD em plena praça pública (Tangos & Tragédias na Praça da Matriz, ao lado do parceiro Hique Gomez), ganhará neste domingo uma homenagem em uma das paisagens mais conhecidas de Porto Alegre, a orla do Guaíba.
Localizado no Largo Dom Vicente Scherer, em frente à Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2.000), o Recanto do Nico será inaugurado às 10h30min, com ato musical que reunirá os parceiros Hique, Fernando Pezão, Cláudio Levitan e Arthur de Faria. O show deverá durar cerca de 30 minutos e terá formato intimista, sem uso de amplificação.
Projeto cataloga raridades de Nico Nicolaiewsky e pede contribuições de fãs
- Ao longo de 2015, queremos montar mais projetos em torno da música do Nico - afirma Pezão.
Na solenidade, uma placa em tributo ao músico e ator será descerrada demarcando o espaço, que deverá ganhar estrutura para apresentações artísticas após as obras de reurbanização previstas pela prefeitura na orla. Contudo, ainda não há um prazo para concretização do projeto. O espaço foi escolhido pelo prefeito José Fortunati, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Dilda, e por familiares de Nico.
- O Recanto do Nico não é uma luta ganha. A solenidade é mais um passo no processo de transformar o local em algo que relembre seu trabalho e tenha uma programação cultural - diz a atriz Márcia do Canto, viúva do músico e uma das responsáveis pela homenagem.
Leia mais matérias do Segundo Caderno