Para marcar o sucesso de sua campanha de doações de livros realizada nesta Feira do Livro, o Banco de Livros realizou na tarde deste domingo uma montanha com todos os mais de 30 mil exemplares doados ao longo dos 17 dias de feira.
A "Montanha do Saber", como foi denominada, foi erguida das 10h às 14h no espaço QG dos Pitocos, da Área Infantil, na Avenida Sepúlveda.
Os livros foram empilhados trazidos do estante do Banco, localizado próximo à estátua do General Osório, e das caixas de doações espalhadas pela entidade em pontos estratégicos ao longo da praça. Os mais de 30 mil exemplares arrecadados durante a Feira em 2013 representam mais do que o dobro das doações recebidas no ano passado , de acordo com a bibliotecária do Banco de Livros, Neli Miotto.
- Em 2012 recebemos, durante a Feira, uns 12 mil exemplares. Este ano, mais do que dobrou. Não temos ainda o montante total, mas é mais do que 30 mil, e talvez possa chegar perto dos 40 mil - comentou Neli.
Depois de formada a montanha, ela foi desfeita para que os livros sejam enviados ao depósito do banco de livros para triagem, higienização, catalogação e distribuição. Com o auxílio da ONG Parceiros Voluntários, o Banco de Livros dedica-se à montagem de bibliotecas comunitárias em creches, asilos e presídios. Este ano, os livros arrecadados também serão dedicados a formar espaços de leitura em postos de saúde.