Foi escolhido na manhã desta quinta-feira (19) o patrono da 59ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. O nome de Luís Augusto Fischer foi anunciado depois de uma votação entre os associados da Câmara do Livro. A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 1º a 17 de novembro de 2013.
Além de Fischer, também concorriam Airton Ortiz, Caio Riter, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich, Cláudia Tajes, David Coimbra, Fabrício Carpinejar, Francisco Pereira Rodrigues, e Maria Carpi.
Luís Augusto Fischer disse que ainda não pensou em uma plataforma como patrono, mas afirmou que gostaria de incentivar público e livreiros a promoverem não apenas best-sellers, mas também obras menos conhecidas e mais antigas.
"A feira é o lugar da variedade. Talvez eu possa ajudar no sentido de alertar as pessoas para que disponibilizem estoques antigos, livros que não tem muita circulação. De alguma maneira, que coloquem à disposição esse esforço - muitas vezes anônimo - de tanta gente que passa a vida sonhando em fazer um livro. A feira é um lugar de visibilidade", diz o novo patrono.
Luís Augusto Fischer - Crítico, professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escritor, nasceu em Novo Hamburgo, em 1958. É colunista do jornal Zero Hora. Tem publicados vários livros de contos, crônicas e ensaios. É autor de um best-seller local, o Dicionário de Porto-Alegrês (1999), e também do Dicionário de Palavras e Expressões Estrangeiras (2004). Já enveredou pela prosa de ficção com os livros de contos Rua desconhecida, o Edifício do lado da sombra e a novela Quatro Negros (2005). Foi o organizador da mais recente edição de Contos Gauchescos e Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto, bem como dos inéditos Terra Gaúcha - Histórias de Infância e Artinha de Leitura, do mesmo autor, publicados este ano.