Dois renomados músicos russos se unem à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre para o concerto que será realizado nesta terça-feira, às 20h30min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Pela primeira vez na América Latina, o violinista e regente Maxim Fedotov e a pianista Galina Petrova executam obras de Beethoven e Tchaikovsky.
Os dois artistas realizam turnês internacionais com frequência e detêm importantes prêmios da música erudita em seu país. Apresentando-se como um duo, conquistaram a admiração da crítica especializada, que os considerou um dos mais harmônicos conjuntos de câmara contemporâneos.
A pianista Galina Petrova atua como solista e camerista. Em 2001, recebeu o título de Artista Honorária da Rússia e, dois anos mais tarde,ganhou o Prêmio do Governo de Moscou, também conquistado por Maxim Fedotov. O violinista e maestro russo foi
eleito Artista Nacional da Rússia em 2002 e é chamado de "Paganini russo" por seu talento ao violino. Atuou como maestro titular da Orquestra Sinfônica de Moscou, diretor artístico e maestro titular da Filarmônica Russa e tem atuado com as maiores orquestras do mundo, sob a regência e renomados maestros. Entre seus registros, estão os 24 Caprichos de Paganini (DML - Classics) e a série de CDs All Compositions for Violin and Orchestra by Bruch (Naxos).
A primeira parte do programa desta noite traz o Concerto para Piano nº1 em Dó Maior, Op. 15, de Ludwig van Beethoven (1771 - 1827). A composição, criada em 1795, quando o autor vivia em Viena, é marcada pela influência das aulas com Joseph Haydn e pelo profundo conhecimento da obra de W. A. Mozart, ainda que já transforme os modelos de seus antecessores.
Da rica tradição russa em música erudita - capaz de gerar mestres como Rímski-Korsakov, Borodin, Stravinsky, Prokofiev, Rachmaninov e Shostakovitch, entre muitos outros -, a dupla optou por executar o mais célebre: Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840
- 1893), de quem apresenta Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 35. A obra, escrita em 1878, está consagrada no repertório violinístico.
Na segunda parte do programa, Fedotov entrega a batuta para o maestro Tiago Flores, diretor artístico da Ospa, e assume o posto de solista. O russo afirma que sempre tenta tocar Tchaikovsky, pois sua própria vida está atrelada ao compositor. Ele nasceu
e viveu perto de onde o mestre morou,estudou no conservatório que leva seu nome e leciona no Conservatório de Moscou, instituição onde ele também foi professor:
- Sinto uma responsabilidade maior por ser russo e tocar Tchaikovsky. Tive a rara oportunidade de ter acesso aos arquivos dele, fiz arranjos de algumas obras para piano e violino, para tocar com Galina, e me chamaram a atenção nos manuscritos que Tchaikovsky exagerava os contrastes. As indicações não são só de forte e piano, ele colocava três sinais de forte, 10 sinais de piano... Isso reflete bastante a pessoa que ele era.
Os dois músicos vieram à convite do maestro Tiago Flores, que se especializou em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, com o pai de Maxim,Victor Fedotov, renomado maestro do Teatro Mariinsky, também de São Petersburgo. Flores comemora a oportunidade de tocar com eles:
- Vejo que, para a Ospa, tocar com músicos do nível de Fedotov e Petrova é algo instigante. Os músicos crescem automaticamente. O próprio spalla (primeiro violino) da orquestra acabou de me dizer que aprendeu muito só vendo o Fedotov tocar.Sempre que a gente traz grandes músicos para tocar com a Ospa, a orquestra tem um resultado diferente, se comporta diferente, quer interagir com esse músico e buscar chegar mais perto dele em sonoridade. Então, o resultado sempre é magnífico.
14º CONCERTO OFICIAL DA OSPA
Terça, às 20h30min.
Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro), em Porto Alegre.
O concerto: Ludwig van Beethoven - Concerto para Piano nº1 em Dó Maior, Op. 15; Pyotr Ilyich Tchaikovsky - Concerto para Violino em Ré Maior, Op. 35. Regentes: Maxim Fedotov e Tiago Flores.
Solistas: Galina Petrova (piano) e Maxim Fedotov (violino).
Ingressos: à venda no local, das 11h até o horário do espetáculo. Custam R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (estudantes, seniores e titulares do Clube do Assinante ZH). Informações: (51) 3222-7387.