O clássico do Pink Floyd The Dark Side of the Moon completa 40 anos nesta sexta-feira. Para marcar a data, listamos cinco fatos curiosos sobre o disco - a começar por uma distinção e tanto: o Dark Side entrou para o Guiness por ter sido o disco a permanecer por mais tempo na lista de mais populares da Billboard: foram 591 semanas, mais de 11 anos. Além disso:
> The Dark Side of the Moon foi o nome dado a uma versão preliminar da canção Brain Damage, escrita na época do lançamento do disco Meddle, de 1972.
> Ouvintes de uma rádio australiana consideraram o disco o melhor para se ouvir ao fazer sexo em uma pesquisa de 1990.
> O título do disco quase foi Eclipse (A Piece for Assorted Lunatics), depois que os membros do Pink Floyd descobriram que o grupo de folk progressivo Medicine Had tinha lançado um disco com o nome Dark Side of the Moon. Como o disco do Medicine não fez sucesso, o Floyd foi adiante com o título.
> Por anos, houve rumores de que o disco foi gravado para ser tocado enquanto se assistia ao clássico com Judy Garland O Mágico de Oz. A banda sempre negou, mas as coincidências que surgem da sincronia entre disco e filme são impressionantes. Confira.