O churrasco já se tornou uma instituição nacional. Mas, aqui no Sul, tem uma presença ainda maior. Para quem quer deixar a cerveja de lado e harmonizá-lo com vinhos, o sommelier Junior Maroso, da Vinum Enoteca (fone: 513395-4597) dá ótimas dicas. Confira:
Os sabores defumados dos alimentos feitos na brasa aliados à presença da gordura e do sal, que fazem do churrasco prato uma das delícias inigualáveis da nossa culinária, exigem vinhos poderosos, com presença marcante de madeira, encorpados, tânicos, e com bom suporte de acidez, para fazer frente a esses sabores especiais.
TANNAT DON GIOVANNI 2008
Preço: R$ 34,90
Faça uma prova de um costelão 8h com o premiadíssimo Tannat safra 2008 da Vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira, Com 13% de álcool, tem taninos maduros e bem marcantes, com boa acidez. Com ele, é possível perceber o que é intensidade de sabor. O vinho tem um ótimo custo/beneficio.
SALENTEIN MALBEC 2010
Preço: R$ 79,80
Para acompanhar a picanha do domingo com a família, vai bem um Salentein Malbec Reserva safra 2010 da Argentina. O vinho é encorpado, com 14,5% de álcool, e ficou por 14 meses em barrica de carvalho francês. Tem um sabor aveludado e muito marcante. O casamento é perfeito com a carne macia e delicada, suculenta e com sabor bem acentuado.