Dando sequência à programação de orquestras e big bands, o Unimúsica apresenta nesta quinta Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O combo baiano, que funde jazz com música africana, apresenta-se às 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110).
Levando a sério o rótulo de big band, o grupo liderado pelo maestro e saxofonista Letieres conta com 20 músicos, divididos em instrumentos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro, caxixi) e naipes de sopros (trompetes, trombones, saxofones alto, tenor e barítono e tuba). Todos empenhados em reinventar a tradição percussiva baiana através da improvisação característica do jazz _ o próprio nome Rumpilezz faz referência à essa proposta: uma mistura das denominações dos três atabaques do candomblé (Rum, Pi e Lé) com o "Z" dobrado do jazz.
No caldeirão da banda, cabem ainda os toques sacros do candomblé, os sambas do recôncavo baiano e o trabalho de agremiações como Ilê Aiyê e Olodum.
No show que a orquestra traz a Porto Alegre estão músicas registradas pelo grupo em seu único disco, lançado em 2009 (vencedor do Prêmio Bravo! 2010 de Melhor Álbum Popular e do Prêmio da Música Brasileira nas categorias revelação e melhor grupo instrumental) e números inéditos, como Das Arábias e Feira de 7 Portas.
Fundador da Academia de Música da Bahia e atual Coordenador da Escola de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Letieres Leite foi durante muitos anos colaborador de Ivete Sangalo e responsável pelos arranjos de alguns de seus maiores sucessos, como Festa, Empurra-empurra e Abalou.
A retirada de senhas para assistir ao espetáculo da Orkestra Rumpilezz pode ser feita das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS, mediante troca por um quilo de alimento não perecível.
Batida baiana na onda do jazz
Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz são a atração do Unimúsica desta quinta
Apresentação será no Salão de Atos às 20h e ingresso é um quilo de alimento
GZH faz parte do The Trust Project