Há, sim, crianças e adolescentes. Mas, aqui, ora são roubadas por forasteiros que se aproveitam de mães solitárias, ora são atacadas a golpes de faca para lavar a honra ou impedir vingança futura.
Nos contos de Vento Sobre Terra Vermelha (8Inverso Editora), o escritor Caio Riter se aventura com estilo diverso, mas com a mesma destreza demonstrada nos livros infanto-juvenis pelos quais é reconhecido.
Mesmo que o Caio dos títulos juvenis apareça em pinceladas lúdicas, é injusto com Vento Sobre Terra Vermelha _ que tem sessão de autógrafos neste sábado (dia 1º), na sede da 8Inverso Editora _ limitá-lo à comparação com a trajetória do seu autor, o porto-alegrense de 49 anos e com mais de 20 de obras publicadas.
Vento... para em pé. Em rara escrita que é ao mesmo tempo mítica, ancestral e límpida, Caio apresenta um bem amarrado conjunto de contos sitiados em uma cidade a todo tempo desafiada por pequenas barbáries, quase sempre cometidas por gente comum e sem rumo.
Em torno de um personagem que morrerá ainda no primeiro conto, o temido e respeitado Coronel Boaventura, aparecem outros que se comunicam em narrativas de estranhamento, luxúria ou simples violência. Embora não se prenda a aspectos regionalistas de linguagem, o Rio Grande do Sul de Simões Lopes Neto aparece na obra de Caio por meio da pretensa firmeza de valores, e na ligeira punição, quase sempre a lâmina, a quem os afronta.
Não é por acaso que o conto que fecha a obra narre o caso de uma árvore da praça que, se acreditava, punia de morte quem a desafiasse. E ainda apontava, com a sua sombra, o cenário das tragédias. É uma metáfora do que une as histórias: personagens que sucumbem a tentações mesmo antevendo e temendo os seus desfechos. E o fazem por serem vítimas de desejos irrefreáveis como o vento que dá nome ao livro.
Lançamento de Vento Sobre Terra Vermelha, de Caio Riter:
Sessão de autógrafos no sábado (1º de setembro), a partir das 17h.
Nova sede da 8Inverso Editora (Rua Azevedo Sodré, 275, bairro Passo d´Areia)
Fone: (51) 3237-9588.
O livro: em 15 contos narrados em torno da mesma cidade, personagens marcados pela estranheza e pela fatalidade buscam a si mesmos e algo maior em suas vidas. 8Inverso Editora, 184 páginas, R$ 39.