Revitalizar um caminho, conscientizar sobre o trânsito, valorizar a vida ou simplesmente impressionar o público. Essas são as propostas iniciais das novas obras que o circuito de arte urbana Artemosfera espalha a partir desta semana na Capital. Mas uma visita a elas pode revelar muito mais.
Encravada entre as ruas Duque de Caxias e André da Rocha, no Centro de Porto Alegre, a Escadaria 24 de Maio corta ao meio um conjunto de prédios antigos, mas plenamente habitados. Deixada à míngua pelo poder público, reformada e novamente abandonada, a pitoresca ligação entre as duas vias ganha agora uma outra chance pelas mãos da artista plástica Clarissa Motta.
Inspirada na famosa escadaria que liga a Lapa ao convento de Santa Teresa, um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, os degraus da escadaria gaúcha foram decorados com azulejos que, vistos de longe, formam um mosaico de cores. Em alguns, Clarissa escreveu frases de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Erasmo Carlos e Rita Lee. Em outros, colocou trechos de entrevistas que fez com os moradores dos prédios que ladeiam a escadaria.
- Os textos foram numerados e, nas pontas da escadaria, coloquei as legendas. Sem assinatura, não dá para saber de quem é a autoria, o que pode ser surpreendente - revela a artista.
No Parcão, um imenso cubo convidará os passantes a descobrirem a Porto Alegre do artista plástico Pirecco. O conteúdo poderá desconcertar quem espera por imagens, pontos e personagens típicos da Capital, retratados à exaustão.
- Decidi colocar pinturas da minha família e amigos porque são eles que de fato representam Porto Alegre para mim - explica.
A inspiração veio de um fato desagradável na vida de Pirecco. Em 2010, farto da Capital, mudou-se para o Canadá sem previsão de volta. Mas o diagnóstico de um câncer o fez retornar e, durante o tratamento, fortalecer as ligações com os amigos e a família. Recuperado, hoje quer passar o mesmo recado para o público.
- Não é uma obra de fácil interpretação, mas espero que façam essa ligação e entendam que o que interessa são as pessoas e o que elas representam para nós - define.
O circuito de arte urbana Artemosfera tem patrocínio de Chevrolet, Zaffari, Braskem e TIM, apoio de Tintas Renner e prefeitura de Porto Alegre. A realização é do Grupo RBS.
Mais arte na Capital
Poesia ao pé da escada: novas obras chegam às ruas de Porto Alegre
Intervenções do Artemosfera são instaladas na Capital
GZH faz parte do The Trust Project