Pode a arte tornar uma cidade melhor? É com essa provocação que o circuito de arte urbana Artemosfera vai fazer a arte chegar às pessoas - e não o contrário, como ocorre nas exposições tradicionais.
Farão parte do projeto artistas, arquitetos, fotógrafos, designers, grafiteiros. As intervenções serão entregues em três etapas, de 15 em 15 dias. A ideia é transformá-lo em um evento anual, com possibilidade de expansão para outras cidades.
> Artemosfera vai mostrar uma Porto Alegre diferente
- As pessoas quererem valorizar suas cidades - diz Felipe Goron, diretor de planejamento e marketing do Grupo RBS. - Vamos levar à sociedade uma arte que não precisa de conhecimento prévio para ser desfrutada.
- Queremos transformar a cidade com a arte - acrescenta Maíra Franz, gerente de planejamento multimídia do Grupo RBS e idealizadora do projeto.
- Porto Alegre é receptiva a propostas com esse alcance e cabe à prefeitura estimular todas as iniciativas que contribuam para qualificar o espaço urbano e projetar a cidade - diz Giuliano Thaddeu, coordenador de comunicação do gabinete do prefeito de Porto Alegre.
O Artemosfera pretende começar a tornar a Capital mais atraente para a Copa de 2014. Um dos objetivos é chamar a atenção para a importância da preservação do patrimônio público, ressalta o curador do projeto, Cézar Prestes:
- Buscamos nomes que têm uma ligação com a cidade.
Exemplo disso é o projeto do artista Eduardo Vieira da Cunha, que deseja colocar um bonde na Praça XV, no Centro, criando um contraponto com a atual era do metrô. No interior, o público poderá ver imagens sobre bondes em plotagens e pequenos quadros.
- A ideia é o resgate da memória do bonde em um lugar onde esse meio de transporte esteve presente durante muitos anos, a Praça XV - explica.
Acesse o site do projeto: www.artemosferapoa.com.br
Siga no Twitter: @artemosferapoa
Artes
Megaevento pretende levar a arte para perto das pessoas
Artemosfera vai congregar jovens e experientes artistas
GZH faz parte do The Trust Project